secom bahia prefeitura ilheus pmi


Prefeitura de Itabuna vai selecionar agentes para reforçar combate a dengue no verão

0
233

Número de agentes de endemias será ampliado em Itabuna - Foto Gabriel de OliveiraNúmero de agentes de endemias será ampliado em Itabuna

A preocupação com a dengue cresce com a chegada do verão. Para evitar o aumento de casos da doença e de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itabuna prepara uma seleção pública para a contratação de 139 agentes de endemias. O edital deve ser divulgado até sexta-feira no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura.

Os novos servidores vão trabalhar em áreas específicas da cidade fazendo visitas domiciliares bimestrais, a instalação de ovitrampas e reforçando o trabalho dos 117 agentes, que já estão atuando em campo. A medida é necessária, também, devido ao vencimento do contrato de 44 agentes de endemias que serão desligados e precisam ser substituídos.

Alerta e cuidados

A quantidade de casos continua diminuindo na cidade. No mês de outubro foram notificados apenas 13 pacientes com dengue ante 45 no mesmo período em 2012. Apesar da diminuição, assegurada pelas modificações implementadas no controle e combate da doença pela atual administração, é preciso que a população mantenha os cuidados básicos com a chegada das altas temperaturas.

O coordenador de Endemias da Saúde Renato Freitas à esq. aponta locais e maior infestação - Gabriel de Oliveira

O coordenador de Endemias da Saúde Renato Freitas à esq. aponta locais e maior infestação

O coordenador de Combate às Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas, alertou que o período de fevereiro a maio é o de maior risco em Itabuna, pois em anos anteriores foi a época em que ocorreram os picos de casos. “Como ainda existe circulação viral e presença do vetor, é preciso cuidado. Estamos traçando ainda, em conjunto com outras Secretarias, ações em bairros com maior presença de criadouros, o Novo Horizonte é um deles” adiantou. O coordenador orientou as pessoas que procurem um médico a qualquer sinal de febre, dor de cabeça e dor atrás dos olhos.

Para evitar a produção de ovos, cabeças de prego e proliferação do mosquito, é necessário cobrir os reservatórios, trocar a água de vasos com plantas a cada cinco dias e não deixar qualquer recipiente exposto sem tampa e que possa acumular água, a exemplo de pneus velhos, garrafas e tampinhas de refrigerantes e vasilhames.

tabela

(Fonte: Prefeitura de Itabuna)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox