secom bahia prefeitura ilheus pmi


Centro POP de Ilhéus realiza mapeamento de pessoas em situação de rua

0
233

O serviço foi iniciado nas ruas do centro da cidade, para, posteriormente, se estender aos bairros e à zona rural, com a finalidade de conhecer particularidades das pessoas em situação de rua.

Agentes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), iniciaram na semana passada uma busca ativa e cadastramento dos cidadãos em situação de rua de Ilhéus. O centro corresponde a um espaço de referência para o convívio grupal e social dessa população, proporcionando vivências e o desenvolvimento de relações de solidariedade e autonomia. 

Em agosto deste ano, Ilhéus recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o aceite para os serviços de abordagem e mapeamento dos indivíduos e albergues bem como para a criação do centro. “Apenas cinco municípios na Bahia tem esse serviço, e Ilhéus, após aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), agora faz parte desse grupo cujo objetivo maior é dar dignidade às pessoas em situação de rua”, atesta o secretário da pasta, Jamil Ocké.

O serviço conta, no primeiro momento, com a abordagem dessa população, através da busca ativa realizada pela equipe do programa, composta por assistentes sociais e psicólogos. “A equipe está realizando o mapeamento dessa população, a princípio, no centro da cidade, para posteriormente fazer a busca nos bairros e também na zona rural”, destaca a coordenadora do Centro Pop, Quédima Souza.

Conforme explica a coordenadora, o mapeamento tem como finalidade quantificar a população em situação de rua, observar os locais por onde transitam, verificar as atividades que realizam e conhecer o perfil e as particularidades desses cidadãos. “A partir desse diagnóstico, vamos traçar  estratégias para o atendimento desse público”, informa Quédima Souza.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox