secom bahia prefeitura ilheus pmi


Corpo de salva-vidas amplia horário de atuação a partir desta segunda-feira

0
375

A equipe vai atuar diariamente no período das 8 às 16 horas nas praias do Cristo, Vietnã, Cururupe, Batuba e Cai N’água e nas demais, entre as 10 e 16 horas, fazendo a cobertura de cerca de 65 km de praia em 34 postos. 

O efetivo do corpo de salva-vidas de Ilhéus amplia o tempo de cobertura nas praias neste verão. A partir desta segunda-feira, dia 30, os 80 servidores atuarão diariamente no período das 8 às 16 horas nas praias do Cristo, Vietnã (nas intermediações do Hotel Opaba), Cururupe, Batuba e Cai N’água e, de 10 às 16 horas, nas demais. Os agentes atendem em cerca de 65 km de praia em 34 postos.

O chefe do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Mendonça, enfatiza que agentes que integram a equipe participaram nos meses de outubro e novembro de dois cursos de qualificação oferecidos pelo Corpo de Bombeiros. “As capacitações em primeiros socorros e resgate aquático e mergulho e resgate aquático, fazem parte de iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento permanente do efetivo”, comenta o chefe da corporação. 

Mendonça também destaca que o setor está atuando para garantir que o efetivo trabalhe com vestuários e equipamentos adequados. “E isso inclui a aquisição de shorts, sungas, bonés e camisetas. Além disso, também contamos com apitos, bóias (tipo salsichão), sombreiros, pés de pato e óculos polarizados”, afirma.

Apesar da cobertura do grupamento de salva-vidas é preciso tomar algumas precauções com relação ao banho de mar e usufruto das praias. “Se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar; não mergulhar em águas desconhecidas ou quebrando raso; não levar objetos quebráveis para a praia e, se encontrá-los, colocá-los nas cestas de lixo”, Alerta Mendonça.

Balneabilidade das praias – Segundo último boletim de monitoramento de águas, divulgado no dia 20, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as praias da Barra de são Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença foram aprovadas e são consideradas apropriadas para banho, apenas trechos das praias do Marciano, na zona Norte, não estão adequados, segundo o monitoramento.

Cuidados com a saúde – No verão, é importante observar algunscuidados básicos com a saúde, para evitar possíveis problemas que se intensificam com a exposição excessiva ao sol como o câncer de pele e desidratação. É preciso usar diariamente o filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão; evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox