secom bahia prefeitura ilheus pmi


Avança o Projeto Vale do Rio Pardo

0
304

373172_319724338061402_1264606736_nA Sul Americana de Metais  avança com seu projeto Vale do Rio Pardo. O licenciamento ambiental está em andamento, no início do ano passado foram realizadas as audiências públicas pelo IBAMA, que está avaliando os estudos realizados e a expectativa é de obtenção da Licença Prévia neste ano de 2014.  A empresa assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas em 2012, que recentemente declarou de utilidade pública os terrenos situados na área de passagem do mineroduto, para constituição de servidão.

O Projeto Vale do Rio Pardo prevê, além da instalação de uma mina de minério de ferro de baixo teor (20%), uma Unidade Industrial de Concentração que elevará seu  teor para 65% e um mineroduto de 482 km para escoar sua futura produção até o porto na Bahia. 

O mineroduto é vital à concretização do empreendimento, uma vez que ele o viabiliza economicamente em função do minério de baixo teor que necessita de altos investimentos em seu processo de tratamento e concentração. A obtenção do DUP – Decreto de Utilidade Pública para o mineroduto é então um passo muito importante. O Governo de Minas Gerais tem interesse no desenvolvimento da região norte do Estado e a SAM é importante para concretizar este objetivo.

O projeto, orçado em US$ 3 bilhões, está em fase de licenciamento e em análise pelo órgão ambiental para a emissão de sua Licença Prévia (LP) – que indica sua viabilidade ambiental. Após a obtenção das licenças prévia e da licença de implantação estaremos iniciando a construção do empreendimento que tem início de produção previsto para meados de 2017.

Para potencializar os benefícios do empreendimento para sua região de implantação – principalmente o norte de Minas Gerais – a SAM assinou com o Governo do Estado um Protocolo de Intenções para construir duas barragens de água: a Barragem do Rio Vacarias, que é um sonho antigo da comunidade local, cujo projeto estava paralisado há várias décadas, e a Barragem do Córrego do Vale.

A Barragem do Rio Vacarias permitirá o suprimento de água para o projeto da SAM e também a disponibilização de cerca de 4.000m3/h de água para o Governo para atendimento às populações locais. Além do investimento de 46 milhões de reais na barragem estão previstos, ainda R$ 8,5 milhões em um projeto de irrigação a ser desenvolvido em parceria com o Governo de Minas. A barragem Córrego do Vale disponibilizará água para fornecimento ao Vale das Cancelas, comunidade na região de atuação da SAM. Seu investimento é de 6 milhões de reais. O licenciamento ambiental das duas barragens também já está em andamento e seus projetos de engenharia estão em fase adiantadas.

(Fonte: SAM Metais, in facebook)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox