secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hotéis investem em práticas sustentáveis em Ilhéus

0
231

Hotel Aldeia da PraiaRede hoteleira do município investe em ações e práticas sustentáveis mesmo em alta temporada 

O desenvolvimento turístico das cidades litorâneas do Sul da Bahia tem gerado preocupação em alguns setores, principalmente na área ambiental. O crescimento do número de turistas e de investimentos no segmento hoteleiro criou novas opções econômicas para a região, mas gerou novos desafios com o impacto no meio ambiente provocado por esse desenvolvimento.

Segundo a diretora de Comunicação da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sandra Carvão, o setor turístico em todo o mundo depende da preservação e conservação do meio ambiente e das sociedades locais para que os visitantes sejam atraídos, promovendo a sustentabilidade no ambiente e na economia. “O turismo pode realmente fazer uma contribuição para a sustentabilidade, pois é uma atividade integradora, reconhecida pela agenda internacional do desenvolvimento e da capacidade que tem para tirar as pessoas da pobreza, preservar a cultura local e também o meio ambiente”, explicou. 

A agência da ONU quer que as atividades de turismo sejam promovidas como parte da agenda de desenvolvimento pós-2015 e destaca que o turismo sustentável oferece várias oportunidades de crescimento para as populações. 

Pensado global e agindo local 

E é pensando nisso que alguns hotéis da região têm investido em práticas para reduzir o impacto no meio ambiente e fortalecer a economia local. De acordo com Cláudia Meneguete, gerente do hotel Praia do Sol, em Ilhéus, as ações sustentáveis neste segmento são de extrema importância, pois os turistas e visitantes se interessam por locais onde o meio ambiente é preservado e respeitado. “Se cada uma fizer a sua parte estará contribuindo para um planeta melhor, para isso o hotel utiliza de tratamento de água, iluminação de presença e cartão magnético para economia de energia, aquecimento de água para os chuveiros dos apartamentos com energia solar e uso de caixa acopla com descarga inteligente para economia de água”, destaca. 

Além da preocupação ambiental, outro elemento que define a escolha dos turistas é a questão social, com o respeito e valorização da capacidade produtiva dos trabalhadores da região como formas de promover novas ações sustentáveis. 

Para Cláudia, as ações de valorização da mão de obra local são fundamentais para o incremento da atividade turística na região. “Como exemplo dessas ações desenvolvidas pelo hotel, o colaborador, após completar um ano trabalhando na empresa, poderá cursar uma faculdade e o hotel custeará 50% do curso escolhido. Temos também o funcionário destaque do mês, com distribuição de uma cesta básica, além de metas com premiação do 14° salário e sorteio de uma moto 125cc para o colaborador destaque de todo o verão”, finaliza Cláudia.

(Fonte: MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox