secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ilhéus registra formalização de 2.028 empresas em 2013

0
267

Centro de Ilhéus, ao fundo a baía do Pontal - Foto Alfredo Filho.Com esse número, Ilhéus está entre as 12 regiões administrativas do Estado que mais se destacaram na constituição de empresas, tanto matriz quanto filiais. 

Segundo registro da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), no ano de 2013, foram formalizadas em Ilhéus, 2.028 novas empresas, considerando áreas de serviço, comercial, micro e pequenas empresas bem como a regularização de atividades do empreendedor individual. Com esse número, Ilhéus está entre as 12 regiões administrativas do Estado que mais se destacaram na constituição de empresas, considerando matriz e filiais. A primeira é a região metropolitana de Salvador, que totalizou 29.929 formalizações.

Segundo análise do vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), isso representa, a longo prazo, uma movimentação na dinâmica econômica e uma maior oferta de emprego. “Esse número mostra o total de empresas registradas, formalizadas; não implica necessariamente que todas essas unidades já estão na ativa, em pleno desenvolvimento, mas indica sim a potencialidade do município para atração de investimentos”, explica o vice-prefeito.

Recentemente, foi inaugurada em uma área de três mil metros quadrados, a nova unidade da Buriti na zona norte, a maior da região sul, gerando 70 empregos diretos. “Além disso, os novos empreendimentos representam maior arrecadação de tributos como ISS e IPTU, o que será retornado para a população na forma de serviços públicos”,pondera o secretário. “A região também vai concentrar outros investimentos como uma nova loja da rede de supermercados Meira e a reforma da Central de Abastecimento do Malhado e de toda a área do entorno”, pontuou Carlos Machado.

O vice-prefeito destaca ainda, o trabalho do Balcão do Empreendedor para dar suporte burocrático e operacional aos micro e pequenos empresários, que não têm tantos recursos para competir com as grandes companhias. “O nosso trabalho é de dar orientação; realizamos em 2013 cerca de cinco mil atendimentos, incluindo instruções sobre documentação, direcionamento de mercado e também um trabalho de consultoria”,explica. “A nossa missão é fortalecer o empreendedorismo no município, aumentando a competitividade e a qualidade dos nossos serviços e produtos”, atesta.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox