secom bahia prefeitura ilheus pmi


Recolhimento de pilhas favorece preservação do meio ambiente

0
233

Quando descartadas incorretamente, as pilhas liberam metais pesados que podem provocar doenças como câncer, paralisia parcial, debilidade, anemia e causar mutações genéticas.

 O instituto Geneses de Educação, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema)  realizam desde o final do ano passado, um serviço de coleta de pilhas e baterias inúteis a fim de proteger o meio ambiente dando a estas o descarte correto. Até este mês e janeiro, foram recolhidos 20 quilos de pilhas. Para colaborar o cidadão deve entregar o material na sede da Sema, no Bairro da Cidade Nova, no período das 8h30 às 12 horas e de 13h30 às 18 horas.

Segundo o Gerente de Gestão Ambiental da Sema, Alex Coutinho, o objetivo principal do projeto é conscientizar a população para o descarte correto das baterias. “A população pode contribuir depositando as pilhas no ponto de coleta e comprando pilhas recicladas” afirma Coutinho.  “Quando descartadas incorretamente, as pilhas liberam metais pesados que podem causar danos irreparáveis aos lençóis freáticos, além de provocar doenças como câncer, paralisia parcial, debilidade, anemia e causar mutações genéticas” relata.

Como é feita a reciclagem? As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissões de gases poluentes.  Nesse processo, são obtidos sais e óxidos metálicos que são utilizados na indústria de refratários, tintas, vidros, cerâmicas e químicas em geral sem riscos às pessoas e ao meio ambiente.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox