secom bahia prefeitura ilheus pmi


Participação ativa dos pais é base para melhor desempenho dos filhos na escola

0
248

JosyAproximação dos pais no ambiente escolar interfere positivamente no desenvolvimento das crianças 

Toda criança começa a aprender desde cedo dentro de casa, seja a partir de uma simples troca emocional ou até com a aprendizagem social. Depois disso, vem o papel da escola de educá-la. Mas um fator fundamental no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças é a ativa participação dos pais no universo escolar, pois essas duas instituições (família e escola) são as responsáveis pela preparação do indivíduo para atuar na sociedade, sendo ideal que exista esse elo para uma efetiva formação.

Essa participação ativa dos pais na escola é considerada por muitos professores e diretores de escolas como um importante contribuinte para o bom rendimento do aluno, dentro e fora da sala de aula. Muitos especialistas e estudiosos explicam que por influenciar diretamente no desenvolvimento das atividades educativas, é de extrema importância que se consiga executar com sucesso essa aproximação entre a família e a escola. 

Na opinião de Josy Araújo (foto), Psicóloga do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, a troca de informações e a formação para os pais contribui de forma significativa para o desenvolvimento social, intelectual e emocional dos alunos. “Desenvolvemos cursos de formação para pais e professores, que acontece bimestralmente no nosso colégio. Fundamenta-se na troca de olhares de mundo entre família e Escola, com temas de interesse dos pais em relação ao desenvolvimento social, intelectual e emocional dos seus filhos”, revela Josy.

De acordo com ela, o curso acontece há três anos, sendo ministrado por psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogo. “Temos todo acompanhamento de profissionais para sabermos como aconselhar de maneira adequada os pais e professores”, explica a psicóloga. 

Estímulo x Cobrança 

Existem diversos tipos de perfis de pais dentro das escolas: os que aparecem regularmente na escola para ver como anda o desempenho do filho; os que aparecem apenas quando são convidados; os que não se envolvem por falta de tempo; e os que nem aparecem. Quebrar essa situação e sensibilizá-los para que participem mais de perto a atuação dos filhos nas escolas é muito importante. 

A família tem que ter em mente que acompanhar a vida escolar dos filhos não é apenas encher de cobranças, mas muito mais que isso. “É primordial ensinar, motivar, estimular, conversar com a criança. Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. No Anglo, os encontros têm demonstrado excelentes resultados, pois aproximam as famílias da Escola e facilita o melhor desempenho dos alunos”, finaliza Josy.

(Fonte: MSV)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox