secom bahia prefeitura ilheus pmi


Carnaval de Ilhéus terá várias manifestações populares

0
306

Concurso de Beleza Negra, festa infantil, Baile Revivendo Carnavais, desfile de blocos tradicionais como o Zé Pereira, Seco Copo, Jorginho e CIA, Barriga de Aluguel e‘Kaprixozas’, além da II Feira Criativa do Pontal são opções de lazer e entretenimento para moradores e turistas. 

Além das festividades relativas ao período momesco promovidas pela Prefeitura de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, neste ano, vários outros eventos, que correspondem a manifestações populares, serão realizados no município, oferecendo opções para todos os gostos. Para comemorar os 28 anos de existência, o Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze escolhe nesta quinta-feira, dia 27, a Rainha Dilazenze/2014, na 18ª Noite da Beleza Negra. Haverá a apresentação de vários grupos de dança como o corpo de balé afro do Dilazenze, o Dançarte e o grupo As Estrelas, com a participação da banda percussiva, além da Banda Zahra, revelação da música ilheense. O evento vai iniciar às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, na Avenida Brasil, nº 512, no Bairro Conquista.

Contudo, desde o último final de semana, ilheenses e turistas fazem a folia no município. No sábado, dia 22, o bloco ‘As Muringuetes do Pontal’, levaram várias pessoas às ruas do bairro. Pela tradição, para sair no cortejo, os homens devem estar devidamente vestidos de mulher. E os ilheenses não pouparam nos acessórios. Perucas, maquiagem, salto alto, decotes, minissaias fizeram parte da indumentária dos foliões, fazendo perpetuar a tradição popular do município.

E as manifestações culturais em Ilhéus não param. À meia-noite da sexta-feira, dia 28, o bloco Zé Pereira vai invadir as ruas do Pontal ao som de canções de antigos carnavais.  A concentração será na Praça São João Batista, próximo ao Bar do Jorginho, e a previsão é que cerca de 400 foliões participem do desfile, acompanhados por charangas. “O Zé Pereira, começou há 25 anos como uma brincadeira de moradores, tornando-se, hoje, tradição, e é uma forma de resgatar as velhas marchas carnavalescas, além de trazer à população uma maneira criativa de diversão”, informa a presidente do bloco, Joana Angélica Dias da Silva.

No próximo sábado, 1º de março, está programado o Baile Revivendo Carnavais, a partir das 21 horas, no Salão Elegante Eventos, no final da Rua Coronel Pessoa. A festa do Pontal se estende no domingo, dia 2, com a saída do bloco Seca Copo, a partir das 20 horas; já na segunda-feira, dia 3, vai ocorrer o Baile Infantil, a partir das 17 horas, no Salão Elegante Eventos; e, às 22 horas, o bloco Jorginho e Cia promete muito som e descontração no Bar do Jorginho. Desta forma, o bairro mantém a sua tradicional agenda carnavalesca, tornando-se uma alternativa para os foliões.

Ponta da Tulha – Outra opção durante o período momesco, será o Carnaval da Amizade, que vai ocorrer no distrito de Ponta da Tulha, na zona Norte da cidade, com as participações dos blocos Barriga de Aluguel e ‘Kaprixozas’. Este último promoverá uma homenagem especial ao bloco mais antigo do município de Itabuna, o Maria Rosa, presidido por José Geraldo, mais conhecido por ‘Caçolinha’.

Para garantir mais conforto e comodidade aos foliões, a Prefeitura de Ilhéus assumiu o compromisso de apoiar a festa, oferecendo segurança, sanitários públicos e a garantia da limpeza diária. O Carnaval da Amizade terá ainda a participação da banda Planeta Reggae e, no encerramento, está programado para ocorrer o Banho de Mar à Fantasia, com o objetivo de manter o clima de paz no distrito.

Feira Criativa – Uma opção mais tranquila em Ilhéus, no período carnavalesco, será a II Feira Criativa do Pontal, que vai ocorrer na Praça São João Batista, de 1º a 4 de março, reunindo num só espaço as áreas cultural e de negócios, visando a geração de emprego e renda.

Promovida pelos moradores, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto da Feira Integrada de Artes e Negócios (Feira Criativa do Pontal) também trabalha para oferecer minicursos aos expositores, como formação de preços, arrumação de estandes e higiene de alimentos. Segundo um dos líderes do Movimento Pontalense de Cidadania, Henrique Abobreira (ex-vice prefeito de Ilhéus), durante os quatro dias, muitas novidades estão previstas para o público que for prestigiar o evento.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox