secom bahia prefeitura ilheus pmi


Reforma emergencial visa garantir a integridade do prédio do antigo Grupo Escolar General Osório

0
275

Reforma emergencial garante a integridade do prédio do antigo Grupo Escolar General Osório - Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 18.03.14 (2)Obra objetiva assegurar a preservação do prédio, que é um importante patrimônio publico de Ilhéus, até que uma reforma completa possa ser realizada e que ali volte a abrigar a Biblioteca Pública Adonias Filho

Com as obras emergenciais que vêm sendo executadas desde o último dia 25, a Prefeitura de Ilhéus garante a integridade do prédio do antigo Grupo Escolar General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Pública Adonias Filho e o Arquivo Municipal João Mangabeira. Tão logo o trabalho seja concluído, a proposta é instalar no imóvel, localizado na Praça Castro Alves, um posto da Guarda Municipal, para evitar que ele sofra com a ação de vândalos e ocupações indevidas.

Realizada com recursos próprios da ordem de R$ 125 mil, a obra emergencial acontece enquanto o prefeito Jabes Ribeiro prossegue com ações para garantir os recursos necessários à realização de uma intervenção de maior amplitude. No momento, de acordo com o superintendente de obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo, os serviços incluem ações variadas como a retirada do assoalho queimado ou danificado, e recuperação do reboco das paredes, além da verificação de eventuais danos estruturais.

A obra envolve, ainda, uma revisão completa nos sistemas elétrico e hidráulico, o conserto do telhado, com a possível substituição de telhas e madeiras, e a recuperação das esquadrias (portas e janelas). “Além disso, é importante ressaltar, que uma limpeza geral já promoveu a retirada de cerca de 30 toneladas de entulho”, enfatiza Azevedo, acrescentando que o cronograma também prevê as pinturas interna e externa.

 Ao determinar o início da obra emergencial, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do prédio para a história e a cultura de Ilhéus e observou que a liberação dos recursos necessários para a realização de uma restauração completa no General Osório deve acontecer de forma mais rápida a partir de agora. O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, informa que, entre outras possibilidades, após a recuperação completa do General Osório, a ideia é trazer de volta para o local o acervo da Biblioteca Pública Adonias Filho com vistas a transformá-lo num ambiente com dinâmica própria, a partir de atividades voltadas para o incentivo à leitura e realização de exposições diversas. “Enfim, vamos fazer com que a população de Ilhéus comece a visitá-la com novo olhar”, ressalta.

 General Osório – O Grupo Escolar General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915. Primeira escola pública de Ilhéus, foi durante muitos anos o principal estabelecimento escolar do município. No ano de 2002, foi realizada uma reforma com o objetivo de adequá-lo para que nele fosse instalada a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus. Em 2004, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a pintura do prédio, sendo esta a última intervenção do poder público no local.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox