secom bahia prefeitura ilheus pmi


Espetáculos vencedores do Prêmio Braskem de Teatro participam de festival em Curitiba

0
265
O ator e diretor teatral, Lázaro Ramos, assina a curadoria da mostra.

O ator e diretor teatral, Lázaro Ramos, assina a curadoria da mostra.

Das sete peças que integram a 2ª Mostra de Teatro Baiano quatro venceram a mais tradicional premiação das artes cênicas do estado

Quatro espetáculos vencedores de anos anteriores e dois indicados ao Prêmio Braskem de Teatro (PBT) em 2013, foram selecionados para compor a 2ª Mostra do Teatro Baiano, que integra o FRINGE, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba. O ator e diretor teatral, Lázaro Ramos, assina a curadoria da mostra, que será realizada na capital paranaense, até o dia 6 de abril. Dos espetáculos que já foram premiados e que compõe a programação estão: Grand Théâtre: Pão & Circo (Melhor Atriz: Carol Kahro – 2007); Uma Vez, Nada Mais (Melhor Atriz: Aicha Marques e Melhor Espetáculo Adulto – 2009); Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade (Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Ator: Igor Epifanio e Melhor Texto: João Sanches – 2012); e O Segredo da Arca de Trancoso (Espetáculo Infanto-juvenil – 2012).

Os outros dois espetáculos que fazem parte da programação curitibana e estão concorrendo ao Prêmio Braskem de Teatro deste ano, são: Destinatário Desconhecido (indicado nas categorias de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção: Zeca Abreu e Melhor Ator: Cláudio Machado) e Um Piano, O Bolero e A Galinha– projeto que apresentará dois espetáculos-solos: A Arte de Matar Galinhas e L. Recebe (indicado na Categoria Especial pela concepção do projeto).

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2013 completou 20 anos de existência, surgiu como parte da Política de Responsabilidade Social da Braskem, que define como foco de sua atuação a inclusão social, a educação ambiental e promoção cultural com a finalidade de estabelecer as bases da consciência cidadã e estimular o crescimento sustentável.

O Prêmio, que é coordenado pela Caderno 2 Produções Artísticas, destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Foram avaliados espetáculos baianos considerados profissionais e inéditos, que estiveram em cartaz no período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2013, em Salvador. Além dos troféus, os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil, enquanto os demais serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

(Fonte: Rafael Veloso)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox