secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ilhéus sedia oficinas do projeto nacional Corredores Ecológicos

0
279

No encontro, serão discutidos avanços e lições aprendidas pelas instituições que atuam com as unidades, bem como será comemorado o sucesso das parcerias realizadas nos 11 anos do projeto. 

Representantes de municípios e de instituições que integram o Projeto Corredores Ecológicos (PCE) participam, entre os próximos dias 8 e 10, de oficinas, no Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus. No encontro, serão discutidos os resultados alcançados nos temas de fiscalização integrada, fortalecimento das unidades de conservação e conectividade das áreas de interstício (aquelas situadas entre unidades de conservação e território indígenas, podendo ser públicas ou privadas), além da sistematização dos casos de sucesso.

Durante o encontro, que contará com a presença dos secretários de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, e do Espírito Santo, Diane Mara Rangel, será comemorado o sucesso das parcerias realizadas nos 11 anos do projeto. O município de Ilhéus, que integra o projeto nacional com o corredor prioritário formado pelo Parque Estadual do Conduru (entre Ilhéus e Uruçuca) e Parque Municipal Boa Esperança (até o limite de Itabuna) será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Antônio Vieira, que irá compor a mesa de abertura do evento.

O PCE é um projeto Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e conta com recursos doados pelo Banco Mundial, pela Comunidade Europeia, pelo banco alemão KFW, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), e com apoio técnico da GFA Consulting Group GmbH. Os Corredores Ecológicos são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica, compostos por conjuntos de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício.

Proteção da Natureza – A função dos Corredores Ecológicos é a efetiva proteção da natureza, reduzindo ou prevenindo a fragmentação de florestas existentes, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo.

A implementação de reservas e parques não tem garantida a sustentabilidade dos sistemas naturais, seja pela descontinuidade na manutenção de sua infraestrutura e de seu pessoal, seja por sua concepção em ilhas, ou ainda pelo pequeno envolvimento dos atores residentes no seu interior ou no seu entorno.

Integrante do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, o Projeto atua em dois corredores: O Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA) e o Corredor Central da Amazônia (CCA). A delimitação dessas áreas foi priorizada com o propósito de testar e abordar diferentes condições nos dois principais biomas e, com base nas lições aprendidas, preparar e apoiar a criação e a implementação de demais corredores. Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-corredores-ecologicos/

 

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO CCMA

 

1º DIA – 08  DE ABRIL

HORÁRIO

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

14h30   – 16h00 Abertura  (5 minutos) Antônio  Vieira SEMA – Ilhéus; Fernando Tatagiba – PCE/ MMA; Cornelius Fürstenberg –   GFA; Tarcísio Foeger – Diretor-Presidente IEMA; Aureliano Nogueira – Diretor  Técnico do INCAPER; Iure Melo – MPE/ BA; Diane Rangel – Secretária SEAMA –   ES; Eugênio Spengler – SEMA – BA
16h00-16h30 Apresentação  dos Participantes Marcos  Araujo – Consultor
16h30   – 19h00 Apresentação  de Cases de Sucesso: Bases Ambientais/ SISPROT; GEOBahia; Fiscalização – ES;  Rede de Gestores CCMA; Arboreto, Programa Reflorestar – ES; Programa  Florestal Legal-BA; Plano Integrado de Turismo de Bse Sustentável – ES;  Pastagem Ecológica-ES Marcos  Araujo – Consultor
19:00h Coquetel  

2º DIA – 09  DE ABRIL

8h00   – 8h30 Metodologia  de avaliação do PCE Marcos  Araujo – Consultor
8h30-10h00 Trabalho  em grupo: Resultados planejados X Resultados alcançados pelo PCE Grupos  de Trabalho – ES e BA
10h00  – 10h15 Intervalo  
10h15   – 12h00 Continuidade  do trabalho em grupo Grupos  de Trabalho – ES e BA
12h00   – 13h30 Almoço  
13h30-18h00 Continuidade  do trabalho em grupo Grupos  de Trabalho – ES e BA
18h00 Encerramento  do 2º dia  

3º DIA – 10  DE ABRIL

HORÁRIO

 

 

8h30   – 10h00 Apresentação  do Grupo PCE – ES e debate com a plenária Grupos  de Trabalho – ES e BA
10h00-10h30 Apresentação  do Grupo PCE – BA e debate com a plenária Grupos  de Trabalho – ES e BA
12h00 Encerramento

                                                   

Publique seu comentário

WordPress Lightbox