secom bahia prefeitura ilheus pmi


Campanha de imunização do HPV nas escolas é prorrogada até o dia 17 em Ilhéus

0
264

A vacina contra o HPV é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos do vírus, sendo dois vinculados ao risco de contrair câncer e responsáveis por 70% dos casos da doença.  

A campanha de imunização contra o HPV, direcionada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, nas escolas públicas e privadas de Ilhéus, foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) até o dia 17 de abril. Nesta quinta-feira, dia 10, a ação ocorre no Colégio Estado do Ceará. Na segunda-feira, dia 14, serão imunizadas adolescentes do Colégio Paulo Américo e, na terça-feira, dia 15, do Colégio Moisés Bohana.  Já na quarta-feira (16/04), serão contempladas as estudantes do Colégio Estadual do Basílio e, finalizando a campanha, na quinta-feira, dia 17, as alunas do Colégio Fábio Araripe Goulart serão imunizadas.

Até a última segunda-feira, dia 7 de abril, 47,08% das estudantes ilheenses – o total de 2.376 – incluindo indígenas a partir dos nove anos, tomaram a 1ª dose da vacina. Segundo a supervisora de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Walkiria Cardeal, ainda há pais resistentes à vacinação das filhas, por acreditar que isso possa ser um incentivo à vida sexual. – Mas é preciso deixar claro, que se de uma ação preventiva – alerta a Walkiria.  A vacina contra o HPV é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos do vírus, sendo dois vinculados ao risco oncológico (risco de contrair câncer) e responsáveis por 70% dos casos da doença. Entretanto, a mulher pode ter contato com algum dos outros tipos – são mais de 100.

Conforme informa a supervisora, a vacinação contra o HPV permanecerá durante todo o ano nos postos de saúde do município e a Sesau espera que um número maior de adolescentes sejam imunizadas até o final do ano. As vacinas estarão disponíveis em unidades como CAE III (Antigo Sesp), Salobrinho, Sarah Kubitschek, Centro Social Urbano (CSU),  Programas Saúde da Família (PSFs), Nossa Senhora da Vitória, nos dois turnos, manhã e tarde.  Iguape, Almiro Vinhais (av. Princesa Isabel), e Centro de Saúde Dr. Euler Azaro (Vilela), pela manhã, Policlínica da Conquista, Centro de Saúde Nelson Costa, Posto Saúde da família de Ilhéus II, Olivença, Vila Cachoeira e o do Hernani Sá.

Prevenção ao Câncer – De acordo com especialistas, o HPV é transmitido, geralmente, durante relações sexuais e a vacina é uma forma de prevenção contra o vírus, um dos principais causadores do câncer de colo do útero. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox