praia avenidaAlém da remoção dos bancos de areia, o trabalho também inclui serviços de roçagem, capinagem e remoção de detritos

Uma das reclamações mais frequentes de quem passeia na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade, era a presença de mato alto ao lado do calçadão e de vários bancos de areia na praia. Segundo ilheenses e visitantes, essa realidade impedia que as pessoas tivessem uma visão melhor e mais privilegiada do mar. Para solucionar esse problema, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), promove no local limpeza e a remoção de bancos de areia.

O trabalho, que já atinge uma área aproximada de 50 mil metros quadrados, faz parte da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, que é realizada nas zonas sul e central de Ilhéus. Além do uso de máquinas pesadas para espalhar a areia, são recolhidos, manualmente, materiais pequenos, como tampas de garrafas e latinhas de cerveja.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, César Benevides, o trabalho não envolve apenas espalhar a areia que atrapalha a visão para o mar, mas também retirar o lixo e os detritos jogados irresponsavelmente por alguns banhistas.

Porto – César Benevides explica que, com a construção do Porto do Malhado, o mar recuou e ampliou bastante a faixa de areia na área, formando bancos de areia que impediam uma visão panorâmica para o mar a partir da Avenida. “Esse trabalho realizado aqui na altura da Catedral de São Sebastião será estendido para outros pontos, para termos de volta essa visão absolutamente privilegiada”, enfatiza o secretário.

Benevides acrescenta, ainda, que o serviço é realizado com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e não consiste na retirada de areia da praia, mas, sim, em espalhá-la melhor pela área.

(Fonte: Secom Ilhéus)