secom bahia prefeitura ilheus pmi


Conferência da Pessoa com Deficiência começa amanhã (25), em Ilhéus

0
260

Evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), tem como objetivo criar o conselho municipal da pessoa com deficiência, além de discutir políticas públicas.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza na próxima terça-feira (25), a I Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no auditório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Avenida Canavieiras, nº 717, Boa Vista. Um dos principais objetivos do evento será a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O evento busca também elaborar políticas públicas para atuação de forma conjunta na melhoria das condições de acessibilidade a essa população. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local, a partir das 7h30min. O evento será realizado em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coed). As discussões sobre a conferência e o conselho foram iniciadas há dois meses, com reuniões mediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

As políticas públicas para essa parcela da população incluem pensar o sistema de transportes, a fim de garantir melhores condições nos deslocamentos, eficiência e segurança por meio de uma mobilidade urbana sustentável e com acessibilidade baseada nos princípios de um desenho urbano universal, conforme determina o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, artigos 53, caput, e 54, inciso I.

Deficientes – De dez a 12 por cento da população mundial (algo em torno de 700 a 800 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Dessas, perto de 90% vivem nos chamados países em desenvolvimento, e o mesmo percentual vale para os que estão em idade produtiva, mas vivem desempregados. 

(Secom Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox