secom bahia prefeitura ilheus pmi


Conheça a campanha “Plante Uma Árvore” em Minas Gerais

0
429

10846150_751548778254389_2054788018196325610_n*Por Thais Alessandra do Coletivo Cirandar

Em Minas Gerais, entre as Serras, do Caraça e da Piedade, a 40 km de Belo Horizonte, está situada a Serra do Gandarela, alvo da inquietação dos ambientalistas, pois além de refugiar uma rica biodiversidade, que integra biomas da segunda maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais, Gandarela tem mais de 100 cavernas catalogadas e também preserva uma das mais amplas extensões de cangas ferruginosas do Brasil, o que promove a invasão de empresas mineradas e tem gerado uma enorme devastação na região.

Recentemente, em 2014, após ser pressionado pela sociedade civil, o Governo Federal abriu concessão para a criação da unidade de preservação da Serra do Gandarela, o Parque Nacional, paralelo a isso, concedeu ao Apolo, da Vale, direito a sete mil hectares da região, o que ameaça importantes mananciais (Bacias Hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas) e prejudica a qualidade de 60% do abastecimento de água a Belo Horizonte e região metropolitana.

Como alternativa de resguardar essa rica biodiversidade, surgiu à campanha “Plante Uma Árvore” na Serra do Gandarela, concebida pela  Floricultura Ikebana Flores, que há mais de 25 anos entrega arranjos de flores em Belo Horizonte – MG, e em parceria com o Coletivo Cirandar, estão semeando essa causa desde novembro de 2012, com mais de 300 parceiros até agora, que tornaram possível os plantios em nome deles, pois toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração na Serra do Gandarela em nome do parceiro divulgador.

Acompanhe o mapeamento das áreas dos plantios realizado e confira também, as fotos do último plantio.

Além da campanha, a floricultura está doando mudas do cerrado: candeia, ipê branco, ipê crioulo, ipê amarelo, mogno, jacarandá, sucupira, aroeira, peroba e jequitibá, entre outras. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox