secom bahia prefeitura ilheus pmi


Praias, centro histórico e fazendas de cacau são os atrativos preferidos dos turistas de cruzeiros em Ilhéus

0
346

Catedral de São Sebastião no mesmo plano da lateral do bar vesúvio-foto Gidelzo Silva Secom IlhéusNesta sexta-feira, dia 20 de novembro, com a chegada do MSC Lirica, quase 1.400 visitantes terão a oportunidade de conferir as belezas da cidade.

Ao desembarcarem do transatlântico MSC Lirica, nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, por volta das 8h, no Porto Internacional de Ilhéus, os 1.381 turistas do navio, 90% deles estrangeiros, terão à disposição uma infinidade de atrações para conhecer ou visitar novamente. Além de seu conjunto de recursos naturais, com 80 quilômetros de belíssimas praias, o município também é marcado por um vasto patrimônio cultural, histórico e arquitetônico. Com quase 500 anos de existência, Ilhéus possui igrejas, museus, casarões imponentes e fazendas centenárias de cacau. Tudo isso aliado a uma excelente infraestrutura, representada por bares, restaurantes e cabanas de praia.

Eternizado internacionalmente por meio da obra amadiana, o Quarteirão Jorge Amado é um dos principais atrativos culturais do município. O espaço inclui o Bataclan, casa noturna que representou o apogeu do cacau nos anos 20, e o Bar Vesúvio, onde os antigos proprietários inspiraram a criação dos famosos personagens ‘Gabriela’ e ‘Nacib’.

Ainda no roteiro amadiano, outra grande atração ilheense é a Casa de Cultura que leva o nome do escritor. O prédio onde funciona o espaço cultural foi construído na década de 20, por João Amado de Farias, pai de Jorge de Amado. O imóvel abriga um interessante acervo literário, possui uma linda pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso trabalhado em madeiras nobres da região cacaueira. Outro destaque histórico-cultural do Quarteirão é a Casa de Tonico Pessoa, filho do Coronel Antônio Pessoa da Costa e Silva, que inspirou o inesquecível personagem Tonico Bastos.

Além de tudo isso, a área litorânea de Ilhéus é um capítulo à parte. Emoldurada por belos coqueirais, as praias ilheenses possuem boa estrutura de quiosques e cabanas. No litoral sul, destacam-se as praias dos Milionários, Cururupe, Back Door, Batuba e Cai N’água. No litoral norte, o visitante pode saborear as praias do Marciano e São Miguel. Outras atrações praianas estão na área central da cidade, as praias do Cristo, da Concha e da Avenida Soares Lopes.

Prédios – Muito elogiado por moradores e turistas, a cidade apresenta, ainda, um singular e riquíssimo conjunto de prédios públicos que contam um pouco de sua história. O Palácio Paranaguá, inaugurado em 1907, sede atual do Poder Executivo Municipal, foi construído em 1905 sobre as ruínas do Colégio Jesuíta para receber, naquela época, a Intendência Municipal. Outra atração é o Palacete Misael Tavares, prédio que pertence atualmente à  Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, o imóvel foi inaugurado em 1922.

Nessa seara, também se encontra o Ilhéus Hotel, construído em 1930 para hospedar viajantes e comerciantes que desembarcavam no antigo Porto, que ficava localizado no centro, e recebia as embarcações da baía do Pontal. Outro ícone histórico-arquitetônico da cidade é o Teatro Municipal de Ilhéus, considerado até hoje como um dos mais importantes e tradicionais do interior do Nordeste. Inaugurado em 1932, o então cine-teatro recebeu Companhias renomadas, tornou-se palco de grandes espetáculos. Depois de um período de abandono, foi recuperado em 1986 durante o primeiro mandato (83-88) do prefeito Jabes Ribeiro.

Ícones da fé – Outra atração bastante apreciada pelos turistas é o conjunto de igrejas do município. No Rio do Engenho, o visitante tem a oportunidade de conhecer a capela de Nossa Senhora Santana, erguida no século XVII e considerada a terceira capela rural mais antiga do país. O espaço que pertenceu à família de Mem de Sá é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da capela de Nossa Senhora Santana, o município conta outras importantes igrejas, destas descatacam-se a Catedral de São Sebastião, construída em estilo neoclássico, com vitrais artísticos que reproduzem cenas bíblicas; o Convento de Nossa Senhora da Piedade, edificado em estilo neogótico; e a Igreja Matriz de São Jorge, erguida na segunda década do século XVIII em estilo barroco-colonial.

Temporada 2015/2016 – A nova temporada de navios no Porto Internacional de Ilhéus, que deverá trazer ao município aproximadamente 95 mil turistas, terá 27 paradas e se estenderá até 17 de março de 2016. Ao longo dos anos, a temporada vem conseguindo aquecer a economia local por meio da dinamização do comércio varejista e do setor de prestação de serviços, como as cabanas de praias e as empresas de vans e táxis.

Um dos pontos altos desta temporada será o receptivo preparado especialmente pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur). “Neste ano, teremos mostras de capoeira, samba de roda e aulas de zumba, exercício que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue”, explica o responsável pelos receptivos, Jackson Rodrigues. Também duas apresentações acontecerão no próprio porto, logo após o desembarque, e outras duas na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes.

(Secom – Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox