secom bahia prefeitura ilheus pmi


Ilhéus: Convento da Piedade tem obras de arte restauradas

0
365
A restauração integra as comemorações do centenário da igreja. (Foto: Divulgação)

A restauração integra as comemorações do centenário da igreja. (Foto: Divulgação)

Até o final de junho deste ano, 18 obras de arte do Convento da Piedade de Ilhéus serão entregues totalmente restauradas, dentre elas as imagens das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. A restauração das peças foi patrocinada por recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), por meio do Edital Setorial de Museus, gerido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O convento faz parte de um complexo arquitetônico, também composto pela Igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizado no Alto da Piedade, próximo ao Centro, na cidade de ilhéus, região sul da Bahia.

“Na entrega dessas restaurações em Ilhéus faremos atividades de educação patrimonial e palestras, de modo a contextualizar esse acervo e socializá-lo para vários segmentos”, explicou o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. O restauro das peças de arte sacra começou em novembro do ano passado, totalizando até agora 16 peças concluídas. O acervo integra a edificação religiosa inspirado em estilo arquitetônico neogótico francês. A maior parte é composta por peças jesuíticas, vindas de São Paulo e Ribeirão Preto em meados do século XX.

Identidade – O diretor do Ipac destaca a participação da sociedade civil na política cultural do estado. “Os editais possibilitam a contribuição concreta de profissionais e especialistas das áreas de restauro, arquitetura, educação patrimonial e museologia, dentre outras, na política pública de fomento à cultura”, afirmou João Carlos. O Instituto administra os editais de arquitetura, urbanismo e restauro e os de museologia.

(Fonte: Jornal da Mídia)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox