secom bahia prefeitura ilheus pmi


Orquestra de Berimbaus emocionou o público na recepção à Tocha Olímpica em Ilhéus

0
387

Orquesta de Berimbaus emocionou o público na Praia do Cristo. Foto HIlquias Pereira - Secom Ilheus (1)O revezamento da Tocha Olímpica proporcionou a apresentação de grupos e artistas locais, e a integração de diversas manifestações culturais.

O momento da passagem da Tocha Olímpica por Ilhéus, no último sábado, 21, foi uma oportunidade de mostrar à população e visitantes o potencial artístico-cultural desta terra. No decorrer dos 5,8 quilômetros do percurso, foram realizadas apresentações de diversos segmentos culturais, como as baianas estilizadas, rodas de capoeira, grupos afro e indígena, e talentos da dança e música locais. Na praia do Cristo, a Tocha foi recepcionada pelo show inédito da Orquestra de Berimbau, atração recém-lançada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A Orquestra de Berimbaus emocionou o público com a interpretação do hino nacional no momento em que a Tocha Olímpica chegou à praia do Cristo. A banda é formada por músicos de vários grupos de capoeira, apoiados por meio do programa Calendário da Capoeira, da Secult, que, desde 2014, apoia eventos, projetos e iniciativas voltadas a esse esporte.

Outra manifestação bastante aplaudida pelo público foi a do grupo indígena Paranã, formado por jovens da aldeia Tupinambá, que se apresentou no palco principal, na Avenida Soares Lopes, antes da chegada da Tocha Olímpica. Outro grupo oriundo de Olivença que também se apresentou foi o da Festa do Divino, que atraiu o público com suas bandeiras e cânticos.

Grande parte das atividades realizadas integra programas desenvolvidos pela Secretaria de Cultura. Para o secretário Paulo Atto, “tivemos a oportunidade de dar visibilidade às ações que já empreendemos na secretaria, e momentos emocionantes marcaram o evento com as nossas apresentações artísticas e culturais. Na ocasião, o lançamento da Orquestra de Berimbaus foi um dos pontos altos da festa”.

Diversidade – As atividades culturais aconteceram em diversos pontos da cidade. Na praia do Cristo, realizamos apresentações de cultura indígena, blocos afros, balé, dança do ventre, samba, dança de rua e orquestra de berimbaus. O grupo da aldeia tupinambá Tucum fez uma mostra de artesanato. Outras exibições animaram o público como o Ballet Conexão, Kydance, Grupo Afro Mini Congo, Grupo Afro Rastafary e Samba Light.

Na Praça Dom Eduardo, onde houve a maior concentração de pessoas, apresentações de Zumba, Caratê, Taekwondo entreteram os presentes. Na oportunidade, o grupo indígena Paranã, formado por jovens Tupinambá, realizaram intervenções, atraindo a atenção do público com cânticos e danças.  A cantora Amanda Andrade, acompanhada por Ari PB, da Banda Cacau com Leite, encerrou a festa no palco principal.

Na Praça do Tamarineiro, no Malhado, os grupos Melhor Idade e Zambi-Axé se apresentaram. Na Praça Dr. Antônio Viana, Cidade Nova, o Circo da Lua divertiu o público. Na Praça Misael Tavares, no mesmo bairro, o Grupo Afro Yorubá. Na Praça Cairu, Centro, teve apresentação das Baianas e do Grupo Afro Dilazenze. Na Praça Castro Alves, a música ficou por conta de Itassucy e Chorinho Brasil e na Tenda do Teatro Popular, na Avenida Soares Lopes, foi mostrado o espetáculo de dança contemporânea intitulado “Descortinando”.

O secretário de Esporte e Turismo, Josenaldo Cerqueira, que chefiou a força-tarefa local do revezamento, destacou o apoio de todos envolvidos para o êxito do evento. “Temos que agradecer o empenho de todas as equipes envolvidas, tanto no governo como na sociedade civil. Houve um trabalho conjunto de todas as secretarias, e outros apoiadores como as forças policiais, voluntários, enfim, todos aqueles que se empenharam para que conseguíssemos realizar um belo evento”, concluiu.

(Fonte: Secom Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox