secom bahia prefeitura ilheus pmi


Prefeito de Ilhéus abriu o Seminário Novos Gestores Públicos, da Amurc, nesta terça-feira

0
309

prefeito-de-ilheus-abriu-o-seminario-novos-gestores-publicos-da-amurc-nesta-terca-feira_foto-secom-ilheus-3O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na condição de ex-presidente da Amurc e representante do município anfitrião, fez a abertura do Seminário de Novos Gestores Públicos 2017-2020, realizada, no auditório do hotel Aldeia da Praia, zona sul da cidade, na manhã desta terça-feira, 22. Promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições, o encontro tem como objetivo orientar e capacitar os novos prefeitos eleitos, para que desenvolvam uma gestão pública de qualidade e eficiente, ao longo dos seus mandatos. As atividades seguem até quarta-feira, 23.

Na presença da imprensa e de autoridades regionais, como deputados, prefeitos e vice-prefeitos atuais e eleitos, representantes de entidades civis e governamentais, Ribeiro lembrou que foi o presidente fundador da Amurc, em 1984. “Fui três vezes presidente dessa associação e, para mim, é uma honra, já que fui um dos fundadores da Amurc, há cerca de 30 anos. Essa associação, indiscutivelmente, presta serviços relevantes à nossa região, sobretudo na contribuição com os gestores municipais”, disse.

O prefeito de Ilhéus também destacou que uma das partes mais frágeis na estrutura dos governos é o representante municipal. “Eu fui quatro vezes prefeito deste município, tenho uma certa experiência. Vivemos uma crise das mais violentas no sistema federativo brasileiro, que está falido. Os municípios sofrem há muito tempo. Muitas vezes, assumimos uma série de responsabilidades e não temos condições de arcar com as mesmas. É preciso que algo seja feito. Creio que é necessário a rediscussão da federação”, avaliou.

Jabes Ribeiro comentou ainda que os prefeitos eleitos não encontrarão situações fáceis e torna-se necessário ter muita calma, responsabilidade e coragem. O gestor ilheense ponderou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A LRF é importante, mas tem falhas graves. Em um ano como este, 2016, você tem aumento nominal das receitas, mais a perda econômica é brutal. Aqui, por exemplo, perdemos quase 23 milhões este ano. Como faremos essa adequação, é preciso rever essas questões, e isso se resolve em grupo, não individualmente, e a Amurc representa esse clamor muito bem”, destacou.

Ao final, o prefeito de Ilhéus ressaltou a satisfação de receber os participantes do evento que ocorre na cidade. “Nós recebemos a todos vocês com alegria e desejamos muita sorte, força e coragem. Só juntos, nós poderemos trabalhar para construir um município, um estado e um país melhor”, concluiu.

O prefeito de Ibicaraí e atual presidente da Amurc, Lenildo Santana, falou sobre a importância do evento e informou que os novos gestores podem discutir formas de construir soluções consorciadas. “Esse é o momento para trabalharmos de forma associada a fim de buscar o correto funcionamento da máquina pública. Precisamos encontrar alternativas para que a capacidade de atendimento do município seja adequada ao que é imposto pela legislação. O caminho para resolver os nossos problemas está na união dos prefeitos”, enfatizou.

Composição da mesa – Durante a cerimônia de abertura do evento, além do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e do presidente da Amurc, Lenildo Santana, a mesa foi composta por Josias Gomes, deputado federal e secretário de Relações Institucionais da Bahia; pelos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Ângela Souza; Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae; e Naomar Alcântara, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).  Além de Juliano Silva, inspetor regional do Tribunal de Contas do Município (TCM); Geraldo Luz, representante do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto; Antônio Guilherme, prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA); Antônio Zugaib, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Alessandro Santana, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); e Mário Alexandre, prefeito eleito de Ilhéus.

(Fonte: Secom Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox