secom bahia prefeitura ilheus pmi


Rui garante novas instalações elétricas da Igreja do Bonfim

0
240

O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 740 mil na requalificação das instalações elétricas da Basílica do Senhor do Bonfim, um dos cartões postais mais famosos do país e maior centro da fé católica da Bahia. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, em seu perfil no Twitter (@costa_rui), nesta quarta-feira (11), após assinar a autorização para licitação da obra, que será feita por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Foto: Manu Dias.

“Além de ajudar na manutenção de um dos templos religiosos mais importantes do país, estamos colaborando para garantir a preservação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Rui. Serão realizadas, na obra de recuperação das instalações elétricas da Igreja do Bonfim, a substituição do quadro geral de distribuição, a substituição e a instalação de novos circuitos com eletrodutos embutidos, bem como a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED e a manutenção do sistema de segurança.

A igreja começou a ser construída em 1745, por ocasião da chegada de Portugal das imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, ficando pronta em 1772. Todos os anos, na segunda quinta-feira de janeiro, a Lavagem do Bonfim atrai milhares de baianos e turistas, para uma festa que se divide entre a parte profana e a sagrada. A festa é também um dos símbolos do sincretismo, uma vez que as baianas, que cultuam as religiões de matriz africana, lavam as escadarias da igreja em homenagem a Oxalá, que no catolicismo corresponde a Jesus Cristo

Publique seu comentário

WordPress Lightbox