secom bahia prefeitura ilheus pmi


COOLIMPA realiza evento para discutir implementação de coleta seletiva

0
311

COOLIMPA-FAZ-ASSEMBLÉIAA Cooperativa de Catadores Consciência Limpa de Ilhéus (COOLIMPA) realizará, nesta quarta-feira, 12 de abril, às 16h, na Associação Centro Educacional de Ação Integrada de Ilhéus (ACEAI – Km 1 da Rodovia Ilhéus-Buerarema, bairro Nossa Senhora da Vitória), o evento “Consciência Limpa – Fortalecendo a Coleta Seletiva em Ilhéus”. Na ocasião, estará presente o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Vivaldo Mendonça, além de autoridades locais, a sociedade civil organizada e a comunidade em geral.

O evento visa ao diálogo para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), que prevê que a responsabilidade com a geração e destinação adequada dos resíduos sólidos é compartilhada entre o poder público, empresas, sociedade civil e cidadãos. Além disso, vai discutir o fortalecimento da COOLIMPA, a primeira Cooperativa de Catadores de Recicláveis do nosso município, formada por catadores que viviam no lixão e do lixão. São 80 famílias que alçaram à condição de agentes ambientais, tornando o processo de trabalho com o lixo mais sustentável, além de gerador de trabalho e renda. É dever de Estado o fortalecimento da Cooperativa para que seja realidade a inclusão sócio produtiva dos catadores de recicláveis.

 

A proposta do encontro também visa à implementação da Lei Nº 3.804/2016, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos em Ilhéus, uma peça importante na formação do Plano Municipal de Saneamento Básico e que busca atender às normas das Políticas nacional e estadual. Aprovada por unanimidade em 1ª e 2ª votações durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores no dia 14 de junho de 2016, é pioneira no sul da Bahia. O Projeto de Lei foi elaborado de forma participativa por meio da atuação do Grupo de Trabalho, formado por 20 membros, sendo 10 da gestão pública e 10 instituições da sociedade civil organizada.

O evento é uma realização da COOLIMPA, com apoio do Instituto Nossa Ilhéus, Coletivo Pró Hernani Sá, Associação do Turismo de Ilhéus, ACEAI, SEBRAE e do Ministério Público do Estado da Bahia.

 

(Fonte: Instituto Nossa Ilhéus)

Publique seu comentário

WordPress Lightbox