Card Concurso VivaAcidade - CópiaComo parte das ações da Semana de Mobilidade, o Instituto Nossa Ilhéus lançou na última quinta (24), o Concurso de Ideias de Arquitetura “VivaAcidade”, que receberá de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Bahia propostas que apresentem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e seguem até o dia 15 de setembro. Os interessados devem estar devidamente matriculados nos cursos citados e podem propor ideias individuais ou em grupos de até três pessoas. Para validar a inscrição, devem preencher ficha de inscrição disponibilizada no anexo do edital, o Termo de Concordância de exposição pública do trabalho, e enviar a proposta na prancha conforme norma da ABNT. O edital e o modelo da prancha estão disponível em www.nossailheus.org.br.

O objetivo do concurso é considerar as melhores propostas de revitalização da área tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos com base nos critérios de criatividade, objetividade, clareza e inovação; atendimento ao programa; e inserção urbana e integração com o entorno de valor histórico.

Como prêmio, o primeiro lugar ganhará hospedagem em um fim de semana no Hotel Farol Tororomba, e o segundo lugar, hospedagem em um fim de semana no Hotel Village Indaiá. O projeto vencedor será entregue ao Prefeito de Ilhéus junto com o plano Ativa Ilhéus, na cerimônia de premiação, que será no último dia da Semana de Mobilidade, 22 de setembro, em horário e local a ser divulgado.

Esta e outras ações da Semana são parte do projeto da União Europeia, intitulado “Orçamento e Direito à Cidade – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que contemplou Ilhéus, em maio deste ano, por meio do Instituto Nossa Ilhéus (INI), com o projeto de fortalecimento de políticas de mobilidade urbana, visando promover maior transparência e a efetiva implementação do direito à mobilidade e à cidade, tendo como base a equidade e a sustentabilidade.

Semana de Mobilidade 

Acontecerá de 14 a 22 de setembro, alinhando ações da Semana do Trânsito realizada pela Prefeitura de Ilhéus, e visa ao debate de soluções para uma melhor mobilidade em Ilhéus, abordando temas como ocupação do espaço, acessibilidade, qualidade da malha viária e das calçadas, dos transportes coletivos e alternativos, o maciço de veículos particulares, regulamentação de transportes privados de passageiros e dos mototaxistas. Além do concurso VivaAcidade, será realizado o concurso de fotografia em selfie, que terá como tema “Essa rua tem história”, buscando o conhecimento das denominações das ruas da cidade.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas.

Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, por meio do projeto “De Olho na Câmara”, que filma e transmite as sessões ao vivo pelo www.youtube.com/nossailheus, e faz um levantamento da produção legislativa periodicamente. O Instituto está aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br e a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus.

(Fonte: Instituto Nossa Ilhéus)