secom bahia prefeitura ilheus pmi


Correios entram em greve

0
397

greve correiosDo Meio

Os servidores dos Correios entram hoje em greve convocada pela Fentect, que os representa. Têm uma longa lista de queixas. A primeira é que a estatal planeja que os funcionários contribuam com o pagamento do plano de saúde, como ocorre no setor privado. A empresa também pretende retirar os dependentes dos contratos. (O Tribunal Superior do Trabalho julga à tarde se a mudança é legal.) Reclamam, também, do fechamento anunciado de 2.500 agências. Exigem a abertura de concurso público para a contratação de novos trabalhadores. A lista se completa com a exigência de que a ECT não elimine, como planeja, o cargo de Operador de Triagem — que separa, confere e reencaminha internamente cartas e pacotes. (A função, em empresas como a Amazon, é automatizada.)

A proposta do TST é que funcionários arquem com 25% do valor do plano, incluindo cônjuges e filhos. Pais e mães seriam excluídos como dependentes. A última greve foi no ano passado. A Justiça determinou que pelo menos 80% do pessoal deveria trabalhar. (Globo)

A ECT é considerada a pior empresa nos últimos 30 dias, pelo ranking do Reclame Aqui.

Veja: de um site de concursos, as carreiras à disposição na estatal.

Nos últimos cinco anos, a empresa sofreu um corte de 20 mil funcionários — 15% do quadro. Em grande parte, trabalhadores que optaram pelo plano de demissão incentivada. Segundo a direção, o objetivo é automatizar diversas funções. Os sindicalistas sugerem que a ECT está sendo sucateada para que seja privatizada. O governo nega que privatização esteja nos planos.

A greve fere de morte um bom naco do ecommerce brasileiro. As paralisações constantes empacam o crescimento das empresas pequenas — as grandes já operam com transporte privado. Mas o MercadoLivre, por exemplo, segunda maior em faturamento do comércio por internet no Brasil, depende da ECT.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox