secom bahia prefeitura ilheus pmi


Assinada Ordem de Serviço para primeira etapa da iluminação da Soares Lopes

0
334

Assinada Ordem de Serviço para primeira etapa da iluminação da Soares Lopes - Secom Clodoaldo Ribeiro (1)Com a presença de autoridades e lideranças, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado do seu vice, José Nazal, assinou e expediu a Ordem de Serviço (OS) para a execução da primeira etapa dos serviços de implantação da nova iluminação pública da avenida Soares Lopes, no centro. O ato aconteceu na tarde desta terça-feira (10), no auditório do Centro Administrativo, no bairro da Conquista. O serviço exigirá desembolso de R$ 1.402.882,05 de recursos próprios e será pago a Ghia Engenharia Ltda, vencedora da licitação. Segundo o gestor de contratos da empresa Ghia Engenharia, Mailton de Moura Rodrigues, serão instalados na avenida 60 postes no canteiro central com 120 luminárias de LED e mais 20 postes no trecho de estacionamento.

A obra tem o prazo de execução de 90 dias a partir da assinatura da OS e atende a antiga reivindicação da comunidade. Durante o ato, o prefeito de Ilhéus avaliou de forma positiva a primeira etapa do projeto de iluminação e destacou o grande volume de investimentos do Governo do Estado no município, que segundo ele, viabiliza a economia local, valoriza a beleza e oferece segurança a moradores e visitantes. “Estamos somando esforços, afinal, o projeto vai inserir a Soares Lopes, num novo contexto estético e socioeconômico, valorizando ainda mais o projeto urbanístico do famoso paisagista paulista, Roberto Burle Marx”, destacou. A nova iluminação, ressalta o prefeito, “vai condizer com a beleza da nova ponte semi-estaiada que ligará o centro de Ilhéus ao Pontal e toda a zona sul”.

Mobilidade planejada – Para o urbanista Alexandre Amorim, a chegada da ponte vai implicar nas mudanças de todo o sistema viário. Ele exemplificou, por meio de imagens ilustrativas, que a cidade cresceu de maneira desordenada e com isso, sofreu impactos negativos sobre o acesso aos bens e serviços, à infraestrutura, à qualidade de vida e ao exercício da cidadania. “Diante disso, o município planeja, através do Núcleo de Projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), um novo projeto de mobilidade urbana para a área atendida e seu entorno. Estas artérias sofrerão impactos significantes e as futuras modificações vão completar todo o sistema”, argumenta o urbanista.

Segundo os engenheiros do Núcleo de Projetos da Seplandes, este novo desenho de mobilização e urbanização, vai alcançar as principais vias de ligação, entre elas, as avenidas Soares Lopes (com a criação de uma rotatória e estacionamento com cerca de mil vagas), também as avenidas Petrobras, Canavieiras, Cidade Nova, Tiradentes e Praça Cairu. Além das belas praias, Ilhéus possui outros atrativos especiais. O Bataclan, o bar Vesúvio, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Museu da Piedade, a Catedral de São Sebastião. O município dispõe ainda de variadas opções de turismo ecológico com a Estrada do Chocolate e segundo os especialistas, a cidade está entre as 13 zonais turísticas mais belas do estado.

A assinatura da ordem de serviço, foi prestigiada por lideranças políticas, representantes do setor da indústria e comercial, trade turístico, secretários municipais, pelo superintendente regional da Caixa, Marcus Vinícius, além do presidente e vice da Câmara Municipal, respectivamente Lukas Paiva e Gil Gomes, também os vereadores Paulo Carqueja, Pr. Matos, Ery Bar, Ivo Evangelista, Paulo Meio Quilo, César Porto, Aldemir Almeida e Juarez Barbosa.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox