secom bahia prefeitura ilheus pmi


Tiroteio em Campinas pode ter sido causado por surto psicótico

0
288
IMG_5035

Na foto, Dr Luiz Fernando Pedroso.

Seis pessoas morreram e mais três ficaram feridas em um tiroteio hoje, na Catedral Metropolitana de Campinas (SP). Um atirador abriu fogo após invadir o local e depois cometeu suicídio em frente ao altar. Casos assim muitas vezes são decorrência de transtornos mentais que podem culminar em um surto psicótico, custando vidas.

O psiquiatra e diretor clínico da Holiste, Luiz Fernando Pedroso, salienta que a doença mental pode ser silenciosa, passar despercebida e frequentemente menosprezada quando não apresenta sintomas extravagantes, o que torna a situação ainda mais perigosa. Sem o tratamento adequado, o doente mental passa a oferecer risco para si e para terceiros.

“É preciso quebrar os estigmas que envolvem a saúde mental, os tabus em torno da internação psiquiátrica, do eletrochoque e de tantas outras práticas terapêuticas que salvam milhares de vidas. Não há dúvidas sobre a eficácia e importância destes tratamentos. O problema é que hoje eles estão restritos às pessoas que podem pagar um serviço de saúde particular. O preconceito em torno das doenças mentais só aumenta a desinformação, a desassistência e o número de tragédias”, lamenta o psiquiatra.

A psiquiatra Fabiana Nery, salienta que somente exames psiquiátricos e toxicológicos podem ajudar a esclarecer o caso, e explica que um surto psicótico é quando há alteração de pensamento que faz com que a pessoa se comporte de maneira estranha.

O que muitas vezes dificulta a identificação da perda da noção de realidade e desorganização do pensamento é o preconceito em torno do surto psicótico.  Fabiana alerta que é importante é observar mudanças de comportamento.

“Em geral, os sintomas aparecem de forma sigilosa, lentamente.  Vem de um isolamento social, a pessoa torna-se mais introvertida, deixa de comer certos tipos de comida ou não sai mais com amigos.  Qualquer tipo de mudança de padrão de funcionamento é um sinal, e isso precisa ser avaliado”, aponta.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox