secom bahia prefeitura ilheus pmi


Mata Atlântica: um dia dedicado para esse especial recorte

0
574

unnamed(1)Por Anna Karenina Vieira

Uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica é Patrimônio Nacional pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Constitui-se como bioma composto pordiversas formações vegetais, espécies endêmicas e ecossistemas, presente em 17 estados do Brasil, em 15% do território nacional, abrigando 72% da população brasileira e sete das nove bacias hidrográficas brasileiras, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica.

Neste 27 de maio, em que se comemora o dia da Mata Atlântica, se destaca a necessidade de preservação dessa floresta tropical tão rica e importante para os ecossistemas, tais como manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

Segundo a WWF, é um dos biomas mais ameaçados do planeta, compondo apenas 7% da cobertura original na América do Sul.


No sul da Bahia, de modo especial na região de Serra Grande, reúne-se um recorte especial da Mata Atlântica, com uma das mais ricas biodiversidades do planeta, além de espécies de plantas que só existem nesta localidade. É com um olhar cuidadoso e voltado para a importância dessa peculiaridade, que a Human Network do Brasil está a apoiar um projeto para a formação do Jardim Botânico de Serra Grande, sob a condução do Instituto Floresta Viva, cuja apresentação do projeto ocorrerá no próximo dia 31 de maio, sexta-feira.

Além de favorecer a conservação de recursos hídricos para abastecimento de água a quase 110 milhões de brasileiros, purificação do ar, regulação do clima, proteção do solo, rios e nascentes, a preservação da Mata Atlântica possibilita atividades básicas para a vida humana, tais como agricultura, pesca, geração de energia, extrativismo, turismo e lazer.

Protegida pela Lei Federal nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica), que visa coibir o desmatamento ilegal, a Mata Atlântica é o habitat de mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, além dos insetos e animais invertebrados. Atualmente, possui 383 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, de um total de 633 espécies em risco no território nacional.

Human Network do Brasil

#suaajudaparaumfuturomelhor #transformarvidas#ConstruirUmaNovaHistória

Publique seu comentário

WordPress Lightbox