imagem_materiaA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus divulga lista atualizada dos benefícios pendentes do programa Bolsa Família no mês de junho. A Averiguação Cadastral ganha novos públicos e em Ilhéus cerca de cinco mil benefícios estão pendentes. Clique no link abaixo e veja a lista de pendentes.

Link da lista: https://bit.ly/2wVNGYq

Para regularizar o benefício, o usuário deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, das 7 às 13h, ou nas cinco unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. As equipes estão de prontidão para atender os cidadãos das de 8 às 12h.

Todas as famílias indicadas para Atualização Cadastral de 2019 devem passar por uma entrevista, conforme orientações e prazos estipulados pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC). A organização do trabalho deve se basear na listagem das famílias por público-alvo.

A comunicação com as famílias que recebem o Bolsa Família, por exemplo, será por meio de mensagens no extrato de pagamento do benefício. Outras formas de comunicação serão analisadas pela SENARC. As demais famílias serão comunicadas por meio de cartas, com prioridade àquelas que acessam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Segundo o órgão, as cartas serão encaminhadas considerando a disponibilidade orçamentária do Ministério da Cidadania. Mas atenção! Para atualizar o cadastro é necessário realizar uma nova entrevista presencial. Atualize todos os dados de familiares que sofreram alguma alteração. No caso de famílias que recebem salários ou benefícios no valor de um salário mínimo, observe sempre se o valor está atualizado, considerando os reajustes realizados anualmente.

É obrigatório informar quem são as pessoas da família, renda de cada uma delas, inclusive os cônjuges, os jovens maiores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência, desde que residam no mesmo domicilio e dividam despesa com os demais. Recomenda-se que idosos e pessoas com deficiência que recebam BPC sejam atendidos no processo de atualização cadastral com entrevista em domicilio, pois podem sofrer dificuldades de locomoção.

Canais – O esclarecimento de dúvidas poderá ser realizado pela Central de Atendimento do Ministério da Cidadania. O novo telefone de contato do Ministério é o 121, que funciona inclusive nos fins de semana. O serviço é gratuito e exclusivo para ligações de telefones fixos. Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e nos finais de semana e feriados nacionais, de 10h às 16h, durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família. O atendimento eletrônico é disponível 24 horas todos os dias da semana.

Confira o endereço e telefone de cada CRAS:

CRAS Olivença – Rua Lúcio Soub, 51, Olivença (73) 3269-1144

CRAS Sul – Rod. Pontal-Buerarema, Km 1, Nossa S. da Vitória (73) 3632-5714

CRAS Vilela – Avenida Governador Paulo Souto, 625 (73) 3633-7150

CRAS Oeste – Rua Duque de Caxias, 154 (73) 3689-1677

CRAS Norte – Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 (73) 3634-1566

Link da lista: https://bit.ly/2wVNGYq