secom bahia prefeitura ilheus pmi


I Exposição de Arte Sacra do Acervo da Paróquia de São Jorge dos Ilhéus

0
379

Arte SacraDe 28 de junho a 27 de julho de 2019 no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião

O Projeto Ilhéus rumo aos 500 anos visa à valorização da cultura regional.  Suas aspirações não se limitam à preparação das comemorações dos 500 anos do nascimento da cidade, mas também desejam preparar um novo momento para Ilhéus, uma virada histórico-sociocultural, com a real valorização do seu potencial turístico e econômico. Um dos seus desdobramentos contempla a implantação de novos museus, entre eles o Museu da Arte Sacra.

A realização da I Exposição de Arte Sacra do Acervo da Paróquia de São Jorge, que ora se anuncia, é o embrião desse novo Museu Exposição pretende que adultos e crianças sejam “despertados” para a importância da preservação do legado cultural de que são herdeiros, possibilitando a implementação de um programa permanente de Educação Patrimonial que amplie a capacidade de interpretar os objetos e fenômenos culturais de Ilhéus e região.

Na semana de 10 a 15 de junho, as peças foram submetidas a ações de Conservação e a uma primeira etapa de Restauro, sendo priorizadas algumas obras.  O acervo de 5 séculos será exposto a partir do próximo dia 28 de junho no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, no Centro Histórico de Ilhéus, sul da Bahia. Este acervo encontra-se em estado avançado de deterioração devido à ação do tempo e atividades de conservação indevidas, necessitando de futuras intervenções científicas de restauro com o qual ensejamos o apoio de escolas, empresas e da comunidade organizada a fim de que retornem a beleza artística as quais são dignas.

A parceria entre o CEPOI e o Museu da Piedade possibilitou a viabilização de uma Oficina de Conservação e Restauro para 05 auxiliares residentes em Ilhéus supervisionados pela Artista Plástica Restauradora Norma Maria Cardins Borges. Sob a curadoria da Gestora do Museu da Piedade, Anarleide Menezes, um dos objetivos da Exposição é despertar o potencial e interesse dos auxiliares para que continuem preservando e conservando o acervo museológico da região, com acompanhamento periódico de um especialista na área de Conservação e Restauro.

O projeto está sendo realizado na Catedral de São Sebastião com a anuência da Diocese de Ilhéus e o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e empresas locais. Por ser uma ação ímpar na cidade, traz, em si, um poder de mobilização direta, principalmente em relação aos professores e estudantes do ensino público e privado do município, deixando sempre evidenciado o caráter gratuito para visitar e ver as peças pós-restauro e a intenção de socialização e democratização do conhecimento através da arte.

A Exposição contará com aproximadamente 100 peças do acervo da Catedral de São Sebastião, Igreja de São Jorge, Instituto Nossa Senhora da Piedade e empréstimos de particulares e artistas locais. Imagens, paramentos litúrgicos, alfaias, mobiliário e pertences pessoais dos primeiros Bispos da Paróquia de Ilhéus, espólio dos Jesuítas revelarão os costumes e a identidade regional nos últimos 485 anos.

Entre os dias 28 de junho e 27 de julho, período da Exposição, pretende-se atingir ao público em geral de sexo e faixa etária diversa, inclusive pessoas com deficiência, estudantes, estudiosos, profissionais, técnicos e universitários, restauradores, museólogos, conservadores, historiadores, fotógrafos, artistas, instituições culturais, dentre outros.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox