secom bahia prefeitura ilheus pmi


Programação debate mobilidade entre os dias 17 a 22 de setembro, em Ilhéus

0
312

Cartaz-Geral-Semana-da-Mobilidade-2-2Debates, mostra de estudos e projetos, caminhadas urbanas, passeio ciclístico e atividades de conscientização são algumas das atrações da Semana da Mobilidade do Sul da Bahia, que será realizada de 17 a 22 de setembro na cidade de Ilhéus. A iniciativa é do Instituto Nossa Ilhéus, por meio do projeto MobCidades, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Associação dos Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus e Associação Hernani Sá Criativo. O evento conta ainda com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus, Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, Grupo Andarilhos, CEEP do Chocolate Nelson Schaum, Grupo Franciscano da Melhor Idade, Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, e Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade – Sutram.

Com o tema “Os nós que unem as cidades”, a Semana da Mobilidade do Sul da Bahia vai reunir estudantes, professores, pesquisadores, representantes do poder público, membros de organizações da sociedade civil e profissionais que trabalham com a temática mobilidade na Região Sul da Bahia. O objetivo da Semana é refletir sobre os desafios de acessibilidade e mobilidade urbana dos municípios da região Sul da Bahia, além de propor soluções para um planejamento urbano regional que tenha como foco o incentivo aos meios de transporte ativos e coletivos.

“Queremos convidar poder público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil a debaterem conosco como tornar a mobilidade em nossas cidades mais ativa, sustentável e eficiente. Para isso, é necessário que desenvolvamos políticas públicas que priorizem o pedestre, os ciclista e o usuário do transporte público coletivo”, explicou o coordenador local do projeto MobCidades, Jonathan Souza.

Confira a programação completa abaixo:

Apresentação da Análise do Orçamento da Mobilidade de Ilhéus

Data: 17/09

Horário: 16h

Local: Câmara de Vereadores de Ilhéus

Descrição: Durante sessão na Câmara de Vereadores, o Instituto Nossa Ilhéus apresentará o Orçamento Temático da Mobilidade de Ilhéus, o documento é fruto do levantamento e da análise das despesas públicas municipais orçadas e executadas no ano de 2018 na área de mobilidade, ação realizada no âmbito do projeto MobCidades. Foram analisados o PPA 2018-2021, a LOA 2018 e os Balancetes de Despesas. Os dados mostram um desequilíbrio na aplicação dos recursos, pois grande parte do orçamento é direcionado para o investimento no transporte individual motorizado, enquanto a mobilidade a pé, o transporte cicloviário e o transporte público tem participação mínima no orçamento.

Apresentação: Jonathan Souza (Coordenador local do projeto MobCidades – INI)

Mostra de Estudos e Projetos Cidade e Movimento

Data: 18/09

Horário: 19h

Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus

Descrição: Dez pesquisas científicas e projetos de intervenção sobre acessibilidade e mobilidade urbana serão apresentados na Mostra Cidade e Movimento. Os trabalhos foram escolhidos entre 23 propostas inscritas em um processo seletivo aberto no dia 13 de agosto. Os trabalhos serão apresentados em formato de banner/pôster e o público do evento elegerá os três melhores. Após a exposição, será realizado um debate com a presença de um representante de cada uma das dez propostas selecionadas. Confira os trabalhos aprovados: http://abre.ai/trabalhosaprovadosmob

Debatedores: Autores dos 10 projetos apresentados

Mediador: Marcelo Augusto (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável – COMDUS/Itabuna).

Bate-papo: “Os desafios da integração regional e os caminhos para a implantação da Região Metropolitana do Sul da Bahia”

Data: 19/09

Horário: 19h

Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus

Descrição: O debate tem como foco a análise do processo de desenvolvimento urbano do Sul da Bahia e os seus impactos na mobilidade da população dessa região. Os debatedores ainda discutirão os desafios para a criação e consolidação de instâncias de governança regionais, como a Região Metropolitana do Sul da Bahia, principalmente no que diz respeito ao planejamento e a gestão integrada da mobilidade urbana.

Debatedores: José Nazal (vice-prefeito de Ilhéus) e Luciano Veiga (Amurc)

Mediadora: Profª. Maria Cristina Rangel (UESC)

Bate-papo: “Os lados da ponte: apresentação e análise do projeto da Ponte Ilhéus-Pontal e seus acessos viários”

Data: 20/09

Horário: 19h

Local: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus

Com previsão de inauguração em fevereiro de 2020, a nova Ponte Ilhéus-Pontal terá um importante impacto na mobilidade de quem mora, visita ou passa por Ilhéus. As mudanças no trânsito da cidade ainda causam dúvidas e geram divergências. Por isso, o engenheiro de trânsito da SUTRAM, George Moreno, e o arquiteto e urbanista do Núcleo de Projetos da SEINTRA, Bruno Sitta, vão apresentar o projeto dos acessos viários da nova ponte ao centro e à zona sul de Ilhéus, e os professores Peolla Paula e Ricardo Becker vão analisar a proposta com o público do evento.

Debatedores: Bruno Sitta (Núcleo de Projetos da SEINTRA/Ilhéus); George Moreno (SUTRAM/Ilhéus) e Profª. Peolla Paula Stein (UFSB)

Mediador: Prof. Ricardo Becker (Fac. Madre Thaís/UNIME/Rotary Club de Ilhéus)

VI Caminhada da Primavera

Data: 21/09

Horário: 6h30

Ponto de encontro: Praça Nourival Cardoso, em frente à Associação de Moradores do Hernani Sá

Descrição: O Grupo Franciscano da Melhor Idade, em parceria com a Associação de Moradores do Hernani Sá, realiza no dia 21 de setembro a sexta edição da Caminhada da Primavera. O grupo sairá da Praça Nourival Cardoso, no Bairro Hernani Sá, e percorrerá a Avenida Sylvio Silva. Durante o evento serão realizadas ainda atividades de aeróbica. Além de promover a saúde e a qualidade de vida por meio da atividade física, esse ano o evento terá como foco a conscientização sobre a necessidade de cuidado do meio ambiente. O evento é gratuito e aberto ao público.

Organização: Grupo Franciscano da Melhor Idade e Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá

 

 

Bike Tour: Ilhéus sob o olhar de Jorge

Data: 21/09

Horário: Das 13 às 18h

Ponto de encontro: CEEP do Chocolate Nelson Schaun – Avenida ACM, Malhado

Roteiro: CEEP do Chocolate – Avenida Litorânea Norte – Parque Infantil (retorno na rotatória) – Avenida Antônio Carlos Magalhães – Cidade Nova – Praça do Cacau (pausa para hidratação) – Rua Tobias Barreto – Avenida Soares Lopes – Praça Rui Barbosa – Rua Antônio Lavigne Lemos (Igreja São Jorge) – Rua Coronel Paiva (pausa para hidratação) – Avenida 2 de Julho (Parada na Praia do Cristo) – Bataclan – Avenida Almirante Aurelino Linhares (parada no estacionamento) – Ilhéus Hotel (praça Antônio Muniz).

Descrição: Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico de Guia de Turismo do CEEP do Chocolate Nelson Schaun realizam a segunda edição do evento ‘Bike Tour’, um passeio ciclístico feito por alguns dos principais pontos turísticos de Ilhéus. Durante o passeio, serão visitados alguns dos cenários que aparecem no romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, como a Igreja Matriz de São Jorge, Teatro Municipal, Vesúvio, Outeiro de São Sebastião, Bataclan e o Antigo Porto. O objetivo do evento é desenvolver um novo roteiro de turismo em Ilhéus, unindo visitação turística com atividade física.

Organização: Estudantes do 3º ano do Curso Técnico de Guia de Turismo do CEEP do Chocolate Nelson Schaun

Local das inscrições: Agência CEEP Tour – CEEP Nelson Schaun, Avenida ACM, Malhado.

Valor da inscrição: R$ 20,00

Para mais informações, entre em contato com os professores orientadores: Alisson das Virgens (73) 98866-2537; Nilmaci Santos (73) 99100-1068 ou Wescley Farias (73) 98827-7870.

Ilhéus a Pé: caminhada pela Avenida Soares Lopes

Data: 22/09

Horário: 7h30

Ponto de encontro: Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral

Descrição: No Dia Mundial Sem Carro, que tal deixar o seu carro em casa e fazer uma caminhada conosco pela Avenida Soares Lopes? O passeio é gratuito e aberto a pessoas de qualquer idade. Faremos o trajeto de ida e volta pela pista da Avenida Soares Lopes que costuma ficar fechada nos dias de domingo. A iniciativa visa chamar atenção para a necessidade de políticas públicas que incentivem a caminhada como meio de transporte, reduzindo os níveis de poluição do ar e melhorando a saúde e a qualidade de vida da população.

Organização: Grupo Andarilhos

Recomendações básicas: uso de roupas leves, tênis, boné ou chapéu, protetor solar, garrafinha de água e lanche.

Para mais informações, entre em contato: (73) 98211-9559

 

Sobre o MobCidades – Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área de mobilidade urbana, por meio de incidências locais e nacional. Conheça as ações do MobCidades em Ilhéus através do link: https://www.nossailheus.org.br/?s=mobcidades.

Sobre o Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo exclusivo sobre as peculiaridades da cidade e do sul da Bahia. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. 

Acompanhe as redes do Instituto Nossa Ilhéus: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore com o trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa em Ilhéus.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox