secom bahia prefeitura ilheus pmi


Moradores de Itacaré continuam protestos contra construção na praia do Resende

0
784
resende (28)

Manifestação no último domingo (29).

Na manhã do último domingo, dia 29 de Setembro, a população de Itacaré foi às ruas manifestar contra a construção de um restaurante bar na Praia do Resende.

O SVEA – EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, grupo sueco dono de alguns estabelecimentos na cidade de Itacaré, iniciou no dia 20 de Setembro de 2019 a construção de um restaurante bar na praia do Resende, local instituído como ZPV – Zona de Proteção Visual, pelo Plano Diretor do município.

Os locais que são instituídos como ZPV tem a proibição do parcelamento do solo e a construção de quaisquer edificações, admitidos somente equipamentos de apoio à visitação, como mirantes, quiosques e trilhas e vias de acesso local, sem pavimentação, devidamente integrados à paisagem e condicionados a estudos de impactos ambientais, visuais e compensações ambientais. Lei 271/15 PDDU.

Os moradores iniciaram uma passeata na Praça dos Cachorros, passando pela Rua da Pituba, uma das mais movimentadas da cidade em direção a Praia do Resende. A população gritava em coro “A Resende é Nossa”. Houveram questionamentos sobre como uma empresa sueca que tem leis muito rígidas e claras sobre o meio ambiente em seu território, estão construindo no Brasil com ilegalidades, impactando negativamente um dos
espaços mais simbólicos de Itacaré.

Até então, a Praia do Resende era a única praia no perímetro urbano de Itacaré não atingida por poluição sonora e visual da construção de infraestruturas como restaurantes, pousadas e afins.

Advogados que estão assessorando a causa comunicaram que existe a falta de documentos relacionados aos estudos de impacto ambiental, dentre outras questões que exigem esclarecimentos.

A Comissão de Amigos e Amigas do Resende entrou com denúncia no Ministério Público baseado nas irregularidades ambientais levantadas, pedindo a suspensão da obra até apuração dos fatos.

Novos esclarecimentos foram prestados pela Comissão de Amigos e Amigas do Resende à população na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 01 de outubro.

Fonte: Amigos e Amigas do Resende

Publique seu comentário

WordPress Lightbox