secom bahia prefeitura ilheus pmi


Hemocentro de Ilhéus realiza ação especial no dia do doador voluntário

0
273

WhatsApp Image 2019-11-22 at 12.23.18Em decorrência ao dia mundial do doador voluntário de sangue, o hemocentro de Ilhéus realizará nesta segunda-feira (25), uma ação especial para comemorar a data. Durante a jornada será oferecido um café da manhã e sorteio de brindes aos doadores. O objetivo desta ação é agradecer aos doadores de sangue pelo ato e conscientizar a população para a importância da doação.

“Uma única doação pode salvar até três vidas”, destaca o coordenador de captação de sangue da unidade, Dalme Ramos.  A expectativa do Hemocentro de Ilhéus é de receber, neste dia, 300 doadores entre os já cadastrados e convidados que irão doar pela primeira vez. Uma equipe estará disponível para receber os doadores voluntários durante todo o dia.

Segundo Dalme, semanalmente várias bolsas são enviadas ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) para os procedimentos cirúrgicos e por isso sempre há necessidade de doações de todos os tipos sanguíneos. Ele acrescentou que o município atende também as cidades circunvizinhas e o estoque fica constantemente abaixo do ideal, por falta de doação.

De acordo com o coordenador, o processo de doação é simples, basta o voluntário portar um documento com foto, realizar o cadastro e, em seguida, será encaminhado para uma sala de triagem. Quem for ao Hemocentro na próxima segunda-feira estará concorrendo a três bicicletas, uma cama box, um jantar para casal,  day use em um hotel, além de ganhar uma camisa de brinde.

O banco funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e sábado das 08h às 12h, no anexo da Santa Casa de Misericórdia, na ladeira da Rua do Café, no centro. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam com peso acima de 50 quilogramas. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox