secom bahia prefeitura ilheus pmi


Emergência do Regional Costa do Cacau realizou mais de 44 mil atendimentos

0
458

Com equipe altamente qualificada e treinada, sempre de prontidão para atender pacientes em situações adversas, o setor de Emergência do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, registrou 44.895 atendimentos em 2019. A unidade hospitalar acolhe mais de 70 municípios e beneficia cerca de 1,7 milhão de pessoas na região sul da Bahia, sendo considerado um dos maiores hospitais do Estado.

A emergência do HRCC funciona 24h por dia, em regime de plantões com disponibilidade das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e neurocirurgia, além das equipes de sobreaviso: bucomaxilofacial, cirurgia vascular e hemodinamicista. Esse setor tem como principal objetivo diminuir o risco de mortes evitáveis com detecção de casos graves em tempo hábil.

Anderson Franco, gerente de Enfermagem do HRCC, afirma que a estrutura do setor é completa, com profissionais capacitados para atendimentos de média e alta complexidade, abrange do diagnóstico clínico, laboratorial e por imagem ao tratamento clínico ou cirúrgico. Atende pacientes adultos, a partir de 14 anos, com chegadas por demanda espontânea, via Central de Regulação de Leitos Macrorregional e Central de Regulação de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Devido à abrangência e complexidade das tecnologias utilizadas, o hospital proporciona capacitações e atualizações periódicas, com o objetivo de tornar os profissionais aptos a realizar uma escuta ativa, assistência eficaz e eficiente. Dessa forma é reduzido o tempo de resposta aos atendimentos e promovemos satisfação aos usuários do SUS.

Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, informou que o hospital reduziu de maneira significativa o número de óbitos na urgência e emergência, ao mesmo tempo elevou e qualificou o atendimento do setor. “Em comparação entre 2019 e os anos anteriores reduzimos o número de óbitos, de acordo com o levantamento epidemiológico sobre mortalidade institucional, realizado pela Comissão de Revisão de Óbitos”, revelou.

A redução das taxas de mortalidade nesses procedimentos emergenciais é explicada pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas como ” resultado do reflexo dos investimentos realizados pela gestão Rui Costa em toda a malha hospitalar no estado, agregando equipamentos de ponta, e buscando atrair equipes mais preparadas e dedicadas para o setor público baiano. A Bahia é o estado que mais investe em saúde pública em todo o país “

A paciente Júlia Cardoso Soares, de 27 anos, moradora de Ilhéus fez um relato emocionado sobre seu acolhimento no HRCC. “Tive um problema e fui levada a UPA da zona sul, de lá vim para a emergência daqui, cheguei tremendo, quase convulsionando, pressão alta. Eu seguia para um hospital de Itabuna, conveniado ao meu plano de saúde, mas minha mãe pediu para parar aqui, porque eu poderia não aguentar chegar até o outro hospital. Na hora que eu cheguei, meu atendimento foi rápido, de imediato, foram correndo para me estabilizarem, controlarem minha pressão. Aqui tem profissionais atenciosos. Devido à excelência do atendimento, qualidade da assistência e medicamento disponível, ficamos aqui no SUS”, declarou.

 

Publique seu comentário

WordPress Lightbox