secom bahia prefeitura ilheus pmi


Exposição permanente é aberta para formação do Museu da Capitania de Ilhéus

0
719

Aberta na última segunda-feira (2) no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, centro da cidade, a exposição de longa duração ‘Ilhéus Rumo aos 500 Anos’ é parte primordial para a estruturação do futuro Museu da Capitania, ambiente cultural que terá como missão salvaguardar o acervo que testemunha os 500 anos da formação cultural, social e econômica de uma das cidades mais importantes dentro da história do Brasil.

A solenidade de abertura da exposição contou com a visita do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, secretários municipais, vereadores, professores, artistas e representantes de segmentos organizados da sociedade. A iniciativa, idealizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), estabelece uma nova fase para implantação do Museu.

População local e turistas poderão desfrutar um pouco da história da cidade em um ambiente aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O prefeito Mário Alexandre informou que o Executivo vai enviar à Câmara Municipal o projeto para transformação do Palácio Paranaguá em Museu, que contempla requalificação e padronização do prédio.

“É um momento histórico para a cidade de Ilhéus que caminha rumo aos 500 anos. O Município, em parceria com as organizações e instituições de ensino superior, consegue dar um passo importante para resguardar e manter viva a memória. Além do turismo e das belezas naturais, Ilhéus possui acervos históricos expressivos, fazendo parte da história e do desenvolvimento do Brasil. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar esse movimento”, ressaltou.

O presidente do CEPOI, Rogério Matos, explicou que durante o primeiro período em que a exposição ficou aberta ao público, de dezembro de 2019 a janeiro de 2020, aproximadamente cinco mil pessoas visitaram o espaço. O índice de satisfação foi de 86%, conforme gráfico da pesquisa realizada pelo corpo técnico da entidade.

“Agradecemos a sensibilidade do prefeito Mário Alexandre em firmar essa parceria direta para a criação do Museu da Capitania, que será um marco para toda a região. Mário compreendeu a necessidade do município possuir um espaço destinado à preservação da sua memória. Por isso, convidamos os ilheenses para conhecer a história da sua cidade, por meio de uma estrutura organizada pela iniciativa belíssima do poder público e do CEPOI”.

A solenidade também foi marcada por homenagens prestadas ao prefeito Mário Alexandre, ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Manzi Júnior e à artista plástica Emanuelle Pessoa, que retratou Ilhéus entre os séculos XVI e XVII, através das telas com trabalhos em pintura naif e acrílica. O espaço exibe peças originais e réplicas, doadas por famílias de Ilhéus e região. Na ocasião, também foi realizada a posse dos membros que irão compor a diretoria do Museu da Capitania de Ilhéus.

O trabalho conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Museu da Piedade, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e demais entidades e instituições da cidade. Além da implantação do Museu da Capitania, com arquivo histórico e artístico da cidade, a iniciativa versa sobre a implantação de Museus de Arte Sacra, Históricos e Ameríndios e a reativação do Museu do Cacau. O projeto foi dividido em 15 fases, com previsão final para 2033.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox