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Seminário de Biogeografia em aldeia indígena integrou pesquisa da UFSB sobre Arquitetura Vernacular no Sul da Bahia

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A equipe liderada pela professora Sílvia Kimo Costa, responsável pela pesquisa “Arquitetura Vernacular habitacional como expressão ambiental e cultural no litoral Sul da Bahia”, realizou uma ação de educação ambiental junto à comunidade indígena participante. Intitulada “Arquitetura Vernacular Tupinambá: do solo à Bioconstrução – Uma ação de Educação Ambiental na aldeia indígena Itapoã Tupinambá de Olivença, Ilhéus, Bahia”, a atividade compreendeu encontros com aulas expositivas ofertadas a estudantes de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre solos e um evento de compartilhamento do aprendizado em sala de aula para toda a comunidade da aldeia. O evento ocorreu em novembro de 2019 e a experiência deve ser tema de um artigo, conta a professora Sílvia.

O tema do projeto é a Arquitetura Vernacular, que é “aquela cujo processo construtivo de edificações envolve a extração e utilização de materiais oriundos dos recursos naturais locais, assim como estratégias arquitetônicas bioclimáticas intuitivas. A construção ocorre de maneira coletiva e o conhecimento ‘do construir vernaculamente’ é passado de pai/ mãe para filha/ filho através das gerações”, como explicou a professora Sílvia em uma notícia sobre a arquitetura vernacular praieira. Nesse sentido, pode-se falar de arquiteturas vernaculares como geografica e culturalmente localizadas, constituindo tradições ligadas a comunidades espacialmente delimitadas, e que usam os recursos materiais disponíveis no local e técnicas específicas para as construções.

A líder da pesquisa, professora Sílvia Kimo Costa, apresenta essa etapa do projeto.

Leia matéria completa aqui.

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