sufotur secom bahia prefeitura ilheus pmi


Programa de capacitação em tecnologia no CEPEDI terá cotas com inclusão de 5% das vagas para indígenas

0
485

Nesta quarta-feira (08), o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) participou de uma reunião no Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), instituição que apresenta projeto em parceria com a empresa Softex.

Na ocasião, o diretor executivo José Alfredo e o diretor de P,D&I Marcus Silva informaram que será lançado um programa de capacitação para jovens de nível superior incompleto e de cursos técnicos com cotas raciais, cota social e PCD, com duração de seis meses e carga horária de 500 horas.

Os possíveis alunos serão selecionados em suas comunidades e os critérios observados serão a capacidade de raciocínio lógico, ser entusiasta de tecnologia e demonstrar alguma experiência em informática.

Ao final da primeira etapa, da qual participarão 1 mil alunos, que terão uma bolsa de R$ 500, haverá uma segunda fase, com 300 participantes em um programa de imersão, que terão uma bolsa de maior valor.

A abertura das inscrições está prevista para o final do mês de fevereiro ou será no início de março 2024. A referida seleção terá 5% das vagas destinadas ao público indígena.

Cláudio Magalhães, que é indígena da etnia Tupinambá de Olivença, parabenizou a iniciativa que a classificou como pioneira.

“Tem uma relevância enorme para que possamos transferir tecnologia para as comunidades e aproveitar os jovens talentos da nossa comunidade Tupinambá. Agradecemos por essa importantíssima oportunidade ofertada aos parentes. Em breve teremos mais novidades, aguardem”. Declarou.

Também estavam presentes na reunião, o presidente e a vice-presidenta do PCdoB em Ilhéus, Rodrigo Cardoso e Cris Joia, respectivamente. Também, o chefe de gabinete do vereador Cláudio Magalhães, o sociólogo Edson Alves.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox