WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




Câmara discutirá violência em Itabuna

BrasãoTendo em vista os crescentes casos de violência e, consequentemente, o aumento da insegurança no município itabunense, o Legislativo promoverá sessão especial para debater o tema, proposta pelo vereador Robinho (PP). O objetivo é a criação de um núcleo de Estudo da Violência em Itabuna, a fim de melhor analisar a atual situação e buscar possíveis soluções para os casos evidenciados.

Além da participação do executivo, a sessão contará com a presença dos seguintes nomes: o juiz Antônio Carlos Higino; o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, coronel Gilberto Santana; o vereador do município de Brusque (SC), Jean Pirola e o professor Fernando Soares.

O debate acontecerá na terça-feira, 24, às 16h, no plenário Raymundo Lima da Câmara de Itabuna.

Ilhéus intensifica ações para ampliar cobertura vacinal contra a Poliomielite e o Sarampo

Vacina Contra Febre Amarela. foto Rodrigo Macedo-4

Vacina Contra Febre Amarela. foto Rodrigo Macedo

A partir deste sábado, 21, Ilhéus intensifica a mobilização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, através da Secretaria de Saúde, com um esquema de trabalho volta para a zona sul da cidade. A Prefeitura já recebeu o primeiro lote da campanha nacional de vacinação, enviado pelo Ministério da Saúde, e vai antecipar as atividades de imunização com o objetivo de ampliar, o mais rápido possível, o índice de cobertura vacinal contra poliomielite. O alvo principal são crianças na faixa etária de 1 a 4 anos e 11 meses.

Nesse primeiro dia de mobilização, as unidades de saúde localizadas na zona sul estarão abertas das 8 às 12 horas, para aplicação das vacinas. São elas:  PSF do Nossa Senhora da Vitória, do Ilhéus II, do Hernani Sá (Urbis) e de Olivença. Além disso, o posto de vacinação do CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras, no centro da cidade, também vai prestar o atendimento.

:: LEIA MAIS »

Deputados presidiários “comandam” Congresso durante férias de meio de ano

Celso Jacob e João Rodrigues

Celso Jacob e João Rodrigues

Começou oficialmente nessa quarta-feira (18) o recesso parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado. Até o dia 31 de julho, não ocorrem reuniões nas comissões e votações nos plenários das duas Casas.

Neste período, sete senadores e 16 deputados eleitos para a Comissão Representativa do Congresso exercerão atribuições de caráter urgente que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte.

Veja a lista de parlamentares da comissão

Na lista de deputados que integram o colegiado, estão os deputados João Rodrigues (PSD-SC), como titular, e Celso Jacob (MDB-RJ), como suplente. Ambos foram condenados pela Justiça e continuam no exercício de seus mandatos, amparados por decisões judiciais. João Rodrigues passa a noite na cadeia, enquanto Celso Jacob é obrigado a se recolher às 22h, todos os dias, à sua residência.

:: LEIA MAIS »

Morro de São Paulo e Boipeba começam a receber baleias jubarte vindas da Antártida

baleia jubarteTemporada iniciada em julho segue até meados de novembro e exige cuidados especiais dos  condutores de barcos e lanchas que velejam na costa baiana

Entre os meses de julho e novembro as baleias-jubarte passam a fazer parte do cenário do Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu. Entre as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, os animais passam a ser protagonistas das paisagens.

Os mamíferos marinhos, que vêm da Antártida para o litoral brasileiro a fim de se reproduzirem, também são atrações para os turistas. A partir do último sábado, 14, passeios turísticos começaram a sair das ilhas do Arquipélago de Tinharé para visitação das baleias, que, apesar do grande porte, são animais dóceis.

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que a população da espécie que se reproduz em águas brasileiras esteja em torno de 17 mil animais. Todos os anos elas migram para a Bahia a procura de águas mais quentes para acasalamento e reprodução.

:: LEIA MAIS »

Mais 5 concursados são convocados pelo Legislativo Itabunense

BrasãoA Câmara chama mais 5 concursados que, deverão comparecer entre 17 de julho a 16 de agosto no RH. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial da Casa, o chamamento é referente ao concurso realizado em 2015. Até ao momento foram nomeados 37 aprovados, com os novos nomes chegarão a 42.

Para assistência administrativa estão Erick Renato da Silva Andrade, João Paulo Pereira Cunha, e Thainá Souza Neri. Como protocolista está Tainá Leão Schaun de Araújo, e para a Assessoria Técnica em Comunicação Social / Rádio e Televisão foi chamada Deise Maron Nascimento Duarte.

O objetivo é que até o fim dessa gestão da Câmara, seja chamado mais 5 aprovados, assim completará todas as vagas ofertadas anteriormente.

Prefeitura de Cairu abre inscrição online para concurso

concruso cairuO   prazo de isenção da taxa de inscrição foi prorrogado até ontem, 18. As inscrições vão até o dia 3 de agosto e, a partir de agora, podem acontecer online

A Prefeitura Municipal de Cairu prorrogou o prazo de isenção da taxa de inscrição do concurso público, que está com edital aberto até o dia 3 de agosto. Devido a grande procura, as pessoas que têm interesse em concorrer às vagas, e se encaixam no abono da taxa, têm até amanhã, 18, para realizar o cadastro. As inscrições poderão ser feitas, também a partir de amanhã, presencialmente e pelo site: www.concepcaoconsultoria.com.br

Estão disponíveis 254 vagas para nível fundamental, médio e superior, e 7 vagas para portadores de deficiência.Os salários variam entre R$ 954 e R$ 8 mil. O edital contempla vagas para diversas áreas do conhecimento.

:: LEIA MAIS »

Vagas do SineBahia de Ilhéus para sexta-feira (20)

Érico Fontes, coordenador do SineBahia em Ilhéus

Érico Fontes, coordenador do SineBahia em Ilhéus

Vagas oferecidas pelo SINEBAHIA disponíveis para sexta-feira dia  20 de julho de 2018.

 

GERENTE DE ESTOQUE

Superior completo em Administração, Logística ou Gestão de Estoque

Experiência em CTPS

01 VAGA

 

CONFEITEIRO

Ensino Fundamental completo

Residir preferencialmente na zona Sul

Experiência em CTPS

01 VAGA

  :: LEIA MAIS »

Prefeito assina decreto que regulamenta o auxílio-fardamento dos agentes de trânsito

Fardamento SUTRAN.foto Clodoaldo Ribeiro-13

Marão assina auxílio-fardamento SUTRAN.foto Clodoaldo Ribeiro-13

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou, na manhã desta quarta-feira, 18, o Decreto 094/2018, que regulamenta a formação, descrição e aquisição de fardamento e Epi’s, e disciplina o uso dos uniformes dos Agentes de Trânsito do município de Ilhéus. O ato ocorreu na sede da Superintendência do Trânsito (Sutran), com a presença do diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, e do vereador Jerberson Morais. A conquista é o resultado de negociações entre o governo, sindicato e agentes de trânsito, “o que representa um antigo pleito da categoria”, salienta o prefeito.

“Esta é mais uma vitória para os agentes de Trânsito. O município cumpre o princípio da economicidade com a criação do auxílio, forma encontrada pela administração para resolver o assunto. Todo servidor deve estar bem apresentável para a população com seus equipamentos de proteção individual em dia e dentro dos parâmetros técnicos exigidos pelas normas de regulamentação. Muito mais do que conforto e bem-estar, essa iniciativa faz com que estes servidores atuem com maior segurança”, explica o prefeito Mário Alexandre.

Valorização do agente – O decreto regulamenta a Lei 3.951 de 27 de julho de 2018, enviada pelo Poder Executivo à Câmara Municipal, em maio último, como forma de resolver o problema da falta do fardamento da categoria, de valorizar o servidor e de cumprimento de promessa feita pelo chefe do executivo municipal. O auxílio fardamento está previsto no acordo coletivo de trabalho, assinado pelo Sindatran\Bahia e a Prefeitura, no ano de 2012. “Somente agora, após seis anos, estamos adquirindo, na prática, o que já era nosso por direito”, destaca o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, Valério Bonfim.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus: Fábrica-Escola do Chocolate é inaugurada no CEEP Nelson Shaun

CEEP Nelson Shaun

Walter Pinheiro descerra a placa de inauguração da Fábrica-Escola Deíze Silva Santana

Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, inaugurou a Fábrica-Escola do Chocolate Deíze Silva Santana, no Centro Estadual de Educação Profissional  (CEEP) Nelson Shaun, no bairro do Malhado, em Ilhéus.

Durante as atividades que antecederam a cerimônia de descerramento da placa, aconteceu uma apresentação teatral feita por alunos, do curso técnico de Teatro, sobre diversos temas, inclusive contando  um pouco da história de Shaun, autodidata que ministrava aulas gratuitas e um dos fundadores da Academia de Letras de Ilhéus, onde o colégio leva seu nome.

Também foram feitas homenagens a professora Deíze Silva Santana, que foi diretora do CEEP Nelson Shaun. Para Pinheiro, Deíze deu exemplo dedicação para educação, em atendimento às necessidades da escola,  dos alunos e de seus colegas.
:: LEIA MAIS »

Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo começa sábado, dia 21, em Ilhéus

Vacinação. Foto - Clodoaldo Ribeiro-12

Vacinação. Foto – Clodoaldo Ribeiro.

A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite inicia dia 6 de agosto. Mas, em Ilhéus, as ações serão antecipadas a partir do próximo sábado, dia 21 de julho, nos postos de saúde da zona sul de Ilhéus, que estarão abertos das 8 às 12 horas. As vacinas podem ser aplicadas nas unidades de saúde do PSF do Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença CAE III (antigo SESP). A iniciativa visa maior conscientização dos pais no sentido de levar as crianças aos postos de vacinação.

Crianças de um ano até cinco anos formam o público-alvo da campanha, que prossegue até dia 31 de agosto. Contudo, a vacina contra o sarampo estará disponível também para pessoas com idade até 49 anos, público que terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Elizângela Oliveira, além da ampliação do número de salas de vacinas, a Sesau vai promover um curso teórico e prático de capacitação, com carga horária de 20 horas, para todos os vacinadores. “Através do curso, vamos capacitar mais profissionais para atuar na campanha”, ressalta, e detalha ainda que a vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta, e principalmente em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, ou portadores de neoplasia maligna e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia”.

:: LEIA MAIS »

Casa Amarela celebra sexto aniversário com campanha de doação de agasalhos

Estudantes da Casa Amarela visitam Abrigo São Vicente - foto Karoline Vital.

Estudantes da Casa Amarela visitam Abrigo São Vicente – foto Karoline Vital.

Para celebrar seu sexto ano de funcionamento, a Escola & Brinquedoteca A Casa Amarela escolheu o projeto “Sementes da vida”. O objetivo é trabalhar nos grupos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I os princípios da solidariedade, gratidão, cultura da paz, honestidade, respeito e ética. Como parte das atividades, iniciaram a campanha de arrecadação de agasalhos, cobertores e acessórios de frio que serão encaminhados a projetos e instituições filantrópicas de Ilhéus.

De acordo com a diretora pedagógica, Sara Lemos, a ideia é desenvolver a ação social com a participação de todas as crianças e suas famílias. “Mesmo quem não fizer parte da comunidade escolar pode colaborar, entregando as doações na sede da instituição, de segunda a sexta-feira em horário comercial até o final do mês de julho. A Casa Amarela fica localizada na Rua 7, número 114, Loteamento Jardim Pontal, zona sul de Ilhéus. 

:: LEIA MAIS »

Vagas do SineBahia de Ilhéus para quarta-feira (18)

Érico Fontes, coordenador do SineBahia em Ilhéus

Érico Fontes, coordenador do SineBahia em Ilhéus

Relação de vagas oferecidas pelo SINEBAHIA disponíveis para quarta-feira dia  18 de JULHO de 2018.

 

GERENTE DE ESTOQUE

Superior completo em Administração, Logística ou Gestão de Estoque

Experiência em CTPS

01 VAGA


AUXILIAR DE LABORATÓRIO

Curso técnico em Laboratório ou Enfermagem

Conhecimento em Informática

Experiência em CTPS

01 VAGA


:: LEIA MAIS »

Sul da Bahia se consolida como Capital dos Chocolates Finos

choc 2 (2)A verticalização da cadeia produtiva do cacau, com a valorização das amêndoas de qualidade, está provocando o surgimento de marcas regionais de chocolates finos, que variam de 50% a 100% de cacau na composição, um mercado que cresce 10% ao ano no Brasil, enquanto o mercado tradicional cresce apenas 2%. Atualmente são cerca de 40 marcas de chocolate do Sul da Bahia, que já estão conquistando mercado no Brasil e no Exterior.

A agricultura familiar também está presente na produção de chocolates. A Bahia Cacau, com uma unidade em Ibicaraí, implantada pelo Governo da Bahia,  a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar no Brasil. Gerenciada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado (Coofesba), que reúne 60 produtores rurais, a Bahia Cacau tem uma produção de 600 quilos de chocolate/,mês e está ampliando as instalações, com capacidade para atender outras marcas regionais que produzem as próprias amêndoas. “Estamos passando por um processo de consolidação e expansão, capacitando os cooperados e  buscando novos mercados”, afirma Osaná Crisóstomo do Nascimento, diretor da Coofesba.

:: LEIA MAIS »

Estado da Bahia entrega Fábrica Escola do Chocolate nesta terça-feira (17) em Ilhéus

fábrica chocolateIniciativa irá estimular economia local a partir da formação e qualificação de jovens, fortalecimento da Estrada do Chocolate e da Indicação Geográfica (IG) Cacau Sul da Bahia 

A Fábrica Escola do Chocolate Nelson Schaun será inaugurada em Ilhéus nesta terça-feira (17), pelo Estado da Bahia, com a presença de estudantes, educadores, autoridades, produtores locais, além de diferentes atores envolvidos com a cadeia produtiva do chocolate. A instalação com capacidade para produção de 800 kg/mês de chocolate e de 2 toneladas/mês de nibs de cacau, tem o selo de Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia fortalecendo os produtores e a economia local; além de investir na formação de aproximadamente 2 mil alunos por ano. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e o Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, participam do ato.

A proposta é prover, gratuitamente, a formação profissional, inicial e continuada de jovens entre 16 e 24 anos, que estejam matriculados na educação básica regular da rede pública, além de adultos na modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

:: LEIA MAIS »

Defesa do consumidor: Coelba poderá ser acionada judicialmente por danos morais

coletivo-sol-raizPor José Henrique Abobreira

Durante reunião realizada na última quinta-feira (12), no Coletivo Sol Raiz, consultamos advogados e ficou esclarecido o seguinte: mesmo o Ministério Público Estadual (MPE) já tendo notificado a Coelba, governo do Estado e órgãos do consumidor para a devida correção no restabelecimento do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), para que a rede de agências lotéricas possam voltar a receber o pagamento das contas de energia, foi dado um prazo de 20 dias para esse cumprimento. Isso desdobrará, provavelmente, em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) envolvendo todas as partes, fato que demorará um certo tempo até ser sanado em definitivo o problema.

Enquanto essas providências do MPE se desenrolam, aqueles consumidores que não possuem conta bancária e estão sofrendo a problemática de todo esse constrangimento e se sentirem lesados moralmente no enfrentamento das extensas filas – expostos à inclemência do tempo de inverno, como chuvas e outras adversidades – com atraso no pagamento, e, por esses motivos, consequentemente penalizados por multas de atraso e juros de mora poderão ingressar em juízo no juizado de pequenas causas e acionarem individualmente a Coelba por danos morais, requerendo o ressarcimento por esses danos, conforme previsto no art. 81 caput do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Já há sentença favorável a esse pleito na justiça em Ilhéus, o que abre precedentes positivos para o consumidor lesado.

CDC Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente, ou a título coletivo.

 



WebtivaHOSTING | webtiva.com . Webdesign da Bahia