Prefeitura faz novo serviço de drenagem no São Francisco
Com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus realiza mais um serviço na Rua Portugal, no bairro São Francisco, com o intuito de desobstruir a rede de drenagem pluvial e beneficiar moradores e comerciantes do local.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sedur) está realizando uma nova obra de recuperação da drenagem pluvial na Rua Portugal, no Bairro São Francisco, zona sul da cidade, a fim de evitar o alagamento naquele trecho. Desta vez, com recursos próprios, a antiga rede de drenagem está sendo substituída para desobstruir a canalização da água.
Segundo o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, o grande problema daquela área é a enorme quantidade de ligações clandestinas de esgotos sanitários na rede de drenagem pluvial (água da chuva), pelo fato daquele bairro ainda não possuir uma rede de saneamento básico, que é uma responsabilidade da Empresa Baiana de água e Saneamento (Embasa).
Azevedo informa ainda que há uma determinação para o desligamento de todas as ligações clandestinas de esgoto existentes naquele trecho onde está sendo recuperada a drenagem pluvial. “Muita gente não sabe, mas os problemas da rede de esgoto sanitária competem à Embasa resolver”, afirma. E lembra que o prefeito Jabes Ribeiro anunciou há 15 dias que, no próximo ano, o governo Federal e o estadual vão autorizar a obra de saneamento básico de toda a zona sul, cujos recursos já foram aprovados para constar no orçamento.
Mais Drenagem – No início deste mês, a Prefeitura realizou outro serviço de drenagem pluvial, também na Rua Portugal, mas vinculado à obra de urbanização da orla sul, com o objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores daquela localidade, uma vez que os alagamentos são frequentes após a queda de fortes chuvas.
O projeto completo de urbanização da orla sul inclui drenagem do canal e a requalificação de toda a área, com ações de pavimentação, paisagismo e a iluminação pública. Com isso, serão beneficiadas duas vias paralelas à Rodovia Ilhéus/Olivença, abrangendo o quilômetro Zero até o trevo da entrada do Ceplus.
(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)