Sutran vistoria veículos de blocos a partir de 2ª feira
Como parte das providências para que os ilheenses e turistas que desejem desfilar na Avenida Soares Lopes durante o período do Carnaval (de 1º a 4 de março), a Prefeitura Municipal irá colocar em ação um esquema de segurança e a infraestrutura necessária àquele tipo de evento, além de montar um palco, ao lado da Praça Dom Eduardo, onde se apresentarão, do sábado (dia 1º) à terça-feira (dia 4), artistas e bandas locais, começando às 19 horas e encerrando às 2 horas. Para dar mais segurança e reduzir o risco de acidentes, todos os trios, carros de apoio e carros de som que forem animar os blocos e entidades durante o desfile espontâneo, terão que ser vistoriados pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran) e receber uma licença.
A vistoria tem início na próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro, na sede da Sutran (Avenida Roberto Santos, nº 86, no Bairro do Malhado), no período das 8 às 17 horas, e ocorre até a quarta-feira, dia 26. Contudo, os interessados devem antes passar no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, no primeiro andar do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n, Centro), para dar entrada no processo, munidos com a documentação exigida de acordo com o tipo de veículo.
Conforme informa o superintendente da Sutran, Eliezer Ribeiro, os donos de blocos que quiserem desfilar com trios elétricos e minitrios deverão comparecer ao Protocolo com o Registro Técnico (RT) do veículo liberado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), laudo de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e do Corpo de Bombeiros, além do licenciamento anual do automotor.
Já para solicitar a autorização para a circulação dos carros de som durante o período do Carnaval, os permissionários deverão entregar no Protocolo o licenciamento anual do veículo e o laudo de vistoria do Detran. “A Secretaria Municipal de Turismo só vai liberar o bloco com os veículos devidamente autorizados pela Sutran”, afirma Eliezer Ribeiro.
Os técnicos do órgão de trânsito irão verificar as condições em que se encontram os veículos, testando sistemas de freio, direção, estado dos pneus entre outros itens. O prefeito Jabes Ribeiro observou que, a grave situação financeira do município e pelo fato de ainda estar em vigor a situação de emergência provocada pelas fortes chuvas de novembro, o município não teria condições de bancar os festejos do tradicional Carnaval ilheense.
Mas, justamente levando em conta a tradição dos ilheenses e o fato de sempre haver manifestações espontâneas da população, organizando blocos e batucadas, a Prefeitura optou por criar as condições para que ilheenses e turistas possam se divertir, de forma segura e com tranquilidade. A organização terá o apoio financeiro da Bahiagás e, possivelmente, de algumas empresas privadas, para bancar o custo da montagem do palco e da contratação dos artistas. Não haverá, porém, nenhum tipo de decoração carnavalesca nas ruas.
O espaço ao longo da avenida será fechado ao tráfego, a partir das 15 horas, para o desfile de blocos, com encerramento previsto para as 18 horas. Os shows no palco terão início às 19 horas. Além da ação da Secretaria de Turismo para organizar os eventos, também irão trabalhar durante todos os dias equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Guarda Municipal e agentes de trânsito), Saúde (com um posto para atender pequenas emergências). Ainda foi solicitado o apoio da Polícia Militar para aumentar as garantias em relação à segurança.
(Fonte: Prefeitura de Ilhéus)