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Crimes digitais é tema de palestra para o mercado publicitário

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O Brasil é atualmente o 4º principal alvo de ataque phishing, fraude digital que rouba dados pessoais ou informações sigilosas de empresas ou usuários, segundo estudos do setor. Para alertar o mercado publicitário baiano sobre os perigos e as formas de como se proteger deles, será realizada a palestra Blindagem Digital, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia – Sinapro-Bahia, em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda – Fenapro.

A palestra será proferida pela advogada Ana Paula Moraes, especialista em Direito Digital Aplicado, na próxima quarta-feira, dia 4, das 8h30 às 12h30, no auditório da Fecomércio, no edifício da Casa do Comércio, em Salvador. O objetivo do encontro é mostrar a maneira pela qual as pessoas físicas e jurídicas devem se proteger para utilizar corretamente as ferramentas tecnológicas digitais.

De acordo com Ana Paula, os fatores que contribuem para que o país ocupe essa posição é a falta cultura de segurança e de autodefesa para o uso correto da tecnologia. “Os brasileiros ainda possuem o hábito de acreditar em tudo que veem na internet, acessando qualquer tipo de site, abrindo e-mail que contém vírus ou fraudes, disponibilizando seus dados em páginas fraudulentas ou inseguras”, afirma a advogada e sócia do escritório Magalhães e Matos.

A prática de crime desta modalidade já atingiu 22 milhões de pessoas no mundo e rendeu um lucro de US$18 bilhões, como informa o mais recente relatório da Symantec, empresa especialista em antivírus e proteção digital. Em 2012, entraram em vigor no Brasil as leis 12.735 e 12.737, que tratam da aplicação de penas específicas para os crimes digitais.

“A promulgação da Lei Carolina Dieckmann já foi um avanço, pois trouxe o tipo penal de invasão legítima de sistemas de informação e ampliou o tipo de crime do artigo 266 do Código Penal. Equiparou o cartão magnético a um documento particular, para que ocorrendo a sua falsificação ele seja punível. Mas o grande avanço foi à promulgação do Marco Civil que tornou ainda mais fácil responsabilizar àqueles usuários que cometem crimes na rede”, ressalta Moraes.

A palestra de Blindagem Digital tem o apoio da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), da Associação de Marketing Promocional (Ampro), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba), do escritório Magalhães & Matos, da agência Rocha Comunicação e dos jornais A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia.

Valor da inscrição é de R$ 65,00 (Para agências não associadas) e R$ 45 (empresas associadas à ABMP, Ampro e Sinapro-Bahia). Interessados devem entrar em contato com a Gerente Executiva do Sinapro-Bahia, Diana Navarro, pelo telefone (71) 3354-4138 ou pelo e-mail diana.navarro@sinaprobahia.com.br. As vagas são limitadas.

Evento: Palestra Blindagem Digital com Ana Paula Moraes

Data: Quarta-feira, 04 de Junho;

Horário: Das 8h30 às 12h30;

Local: Sede da FECOMÉRCIO – BA (Av. Tancredo Neves, nº 1109, Ed. Casa do Comércio, Pituba).

Investimentos: 65,00 (Para agências não associadas) e R$ 45,00 (empresas associadas a ABMP, Ampro e Sinapro-Bahia)

(Fonte: Rafael Veloso)

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