Consórcio apresenta projeto de apoio rural à associação de Buerarema
Na última quinta-feira, dia 03, equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) que integra o Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais apresentaram das atividades do projeto para a Associação Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, localizada no município de Buerarema.
A visita ocorreu em parceria com a Companhia De Desenvolvimento E Ação Regional (CAR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), e contou com um momento de diálogo com os associados da localidade sobre a aplicação das ferramentas que permitem que as comunidades rurais façam sua própria análise para que assim ocorra o auto gerenciamento do planejamento e desenvolvimento das associações.
Para o presidente da Associação Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, Agnaldo Francisco dos Santos, “abraçar esse projeto é o primeiro momento para garantir mais conhecimento para o nosso movimento rural, garantindo uma formação com harmonia técnica que vai favorecer nossas ações no meio rural e que assim podemos nos fortalecer. Estamos agradecidos por esse primeiro contato”, expressou.
A ação garantiu um compartilhamento de informações entre os membros associados para que se possa ocorrer a orientação dos produtores rurais para o melhoramento de habilidades de planejamento e atuação.
O projeto
O Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais visa identificar os problemas, conhecer as demandas e traçar metas em busca de soluções através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP.) Ao todo, 30 associações da região serão visitadas por técnicos que irão aplicar a metodologia do diagnóstico participativo, visando identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que comprometem o desenvolvimento da associação.
“Já realizamos a visita em 12 associações no mês de agosto. Estamos organizando a nova agenda para que possamos manter a análise, e assim, será possível orientar os associados sobre como organizar e planejar ações internas”, destacou o coordenador do projeto, Raimundo José Gomes Nascimento.
A ação faz parte das atividades de concretização do DRP, realizado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o CDS-LS e o Instituto Chocolate.