
Da Guarda Civil Municipal de Pau Brasil
Em 21 de março de 2020 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Pau Brasil, foi convocada através do Sr. José Fernando “Quá”, assessor e chefe de gabinete da prefeita Bárbara Suzete, para juntamente com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, tornar ciente os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, a respeito do decreto assinado pela gestora municipal. Desde então, os trabalhos foram iniciados para fechamento dos estabelecimentos comerciais e de medidas de precauções e prevenções tomadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em 23 de março de 2020 – Foi montada uma barreira sanitária na entrada da cidade, com equipes da Vigilância Sanitária e GCM, devidamente fardados e munidos dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Deste modo, os trabalhos foram iniciados às 13h se estendendo até às 22h.
A barreira sanitária tem como objetivo monitorar, através de aferição da temperatura corporal, com o auxílio de um termômetro digital, também de conscientização dos cuidados necessários para higienização, uso devido de máscaras, álcool gel, álcool 70% líquido. Além disso, tirar dúvidas das pessoas que se dirigiam até a equipe e efetuar cadastros de indivíduos que vieram para permanecer na cidade.
Todos os cadastros realizados na barreira são imediatamente enviados para a coordenação da saúde do município.
Grupamento – Contamos com 12 GCMs que trabalham na linha de frente desta pandemia, no combate ao covid-19. Sendo que foram divididas em 3 guarnições, composta por 4 guardas por plantão:
– 1° Guarnição, componentes: Cerqueira, Carregosa, Feitosa e Neto
– 2° Guarnição, componentes: Borges, Dias, Santos e Luís Antônio
– 3° Guarnição, componentes: Carvalho, Ferreira, Francisco e Ribeiro
Reconhecimento da população – A comunidade vem reconhecendo a importância da GCM e seus trabalhos prestados, hoje a Guarda é bastante solicitada, também recebemos denúncias.
O grupamento foi solicitado pela Secretaria do Bem-estar Social, a Sra. Tatiane Prado para auxiliar na entrega do peixe na semana santa, também na distribuição de sopa, na casa da sopa do município, organizando a fila e mantendo o distanciamento entre as pessoas.
Gratidão – “Somos gratos primeiramente a Deus por nos fortalecer e renovar as nossas forças a cada dia que se passa, em segundo lugar, a gestão por confiar e nos permitir que mostremos nossa capacidade e em terceiro, a comunidade que vem reconhecendo os nossos esforços, até nos mimando com lanches, palavras de forças e agradecimentos, orações dentre outras atitudes.”
Apoio da fé em Deus – “Volta e meia somos surpreendidos com alguns evangélicos que chegam para orar por nós, então temos e colocamos sempre Deus à frente de tudo.”
Agradecemos também as polícias civil e militar pelo apoio. Também a prefeita Bárbara Suzete e a toda gestão municipal.