
Agência que fica no Centro da cidade suspendeu o atendimento ao público, mas manteve expediente interno
O Sindicato dos Bancários de Ilhéus recebeu uma denúncia que um bancário da agência Itaú teria contraído Covid-19. Um dirigente sindical foi a unidade do banco na cidade, nesta quarta-feira (10), e verificou que o atendimento ao público estava suspenso, porém contava com a presença de uma funcionária com colete no autoatendimento.
O representante sindical, Gabriel Nobre, esteve na agência ontem (9) e o autoatendimento estava lotado, hoje (10) a funcionária estava na porta fazendo o contingenciamento de entrada e saída dos clientes, mas tinha uma grande movimentação do autoatendimento. Além disso, foi observada uma movimentação na parte interna da agência, o que evidenciou expediente interno.
O banco colocou na porta da unidade um cartaz que não trazia informações claras sobre o ocorrido, deixando os clientes sem informações sobre o real motivo da suspensão do atendimento ao público. No caso de contaminação por Covid-19, a instituição bancária deveria suspender as atividades por completo, além de isolar os colegas que mantiveram convívio com a pessoa infectada.
Apenas poderia trabalhar o funcionário que não teve expediente nos mesmos dias do positivado com a Covid-19, nos últimos 14 dias, ou ter o teste negativo da doença. De acordo com a apuração do sindicato, o caso foi confirmado e a pessoa está afastada desde 28 de maio.
Por esse motivo, cumprindo o período de quarentena dos 14 dias, a pessoa afastada pode voltar ao trabalho e consequente, a agência será aberta na próxima sexta-feira (12), havia fechado na última segunda-feira (8), a pessoa infectada testou positiva para Covid-19 no sábado (6).
O Sindicato dos Bancários de Ilhéus acompanhou toda a situação e verificou que nesta quarta-feira (10), a agência tinha três funcionários trabalhando. Rodrigo Cardoso, presidente da entidade sindical, disse que está solicitando informações do banco sobre a situação. “O errado foi ter gente trabalhando hoje, sem ter passado pela quarentena, se não fizeram testes com resultado negativo. Mas não temos a informação se não fizeram testes. Estamos procurando essa informação”, observou.