
No último mês de junho, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, inaugurou a sua sala virtual para encontro, por vídeo chamada, entre pacientes internados e seus familiares. Devido às restrições de acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e a Ala Covid-19, por causa da pandemia do novo coronavírus, esse equipamento foi instalado e organizado para prevenir o risco de contágio na unidade hospitalar.
A sala, sua climatização adequada, os móveis e a instalação de todo o aparato tecnológico, que permite as vistas virtuais, foram os primeiros recursos disponibilizados. Posteriormente, o local recebeu mais melhorias, como a organização da fiação dos equipamentos e uma plotagem, com uma linda paisagem, proporcionando um melhor conforto e acolhimento aos familiares dos pacientes.
A emoção foi visível no rosto de Tatiana Santos Marques ao rever o seu tio Arlindo Gonçalves dos Santos, internado na UTI Geral, pela primeira vez, após sua entrada no HRCC. “Achei aqui o atendimento excelente, muito bom. Ainda mais esse fato, de conseguir falar com o meu tio foi a melhor coisa aconteceu. Esta sala e esse serviço estão ótimos, muito bem adequados”, disse a familiar.
Para Robson Santos Duarte, que participou do encontro virtual com a mãe, Maria José Santos Duarte, o mais importante neste momento é a informação. “A ligação diária é super importante, esse contato visual com o paciente. Você ver a pessoa é super importante. A qualidade da chamada é bacana, a sala está adequada, a gente conseguiu interagir bem. O hospital está de parabéns”, confessou.
A paciente Maria José Santos Duarte, internada na UTI Geral, mãe de Robson Santos Duarte, revelou que a vídeo chamada foi muito boa. “Muito bom mesmo, acalma tanto a gente, quanto a família. Não tenho nem palavras, a emoção é forte demais. Principalmente quando vi a foto da minha neta, pronto, aí tocou fundo”, comentou com emocionada.