super blogs


Ilhéus virou a lixolândia, infelizmente

0
787

Editorial

Relutei em publicar esse texto em tom de desabafo, mas o cenário de angústia visto nas vias públicas incomoda profundamente aqueles que amam Ilhéus e querem ver o município bem tratado e cuidado, com limpeza pública adequada e eficiente. O problema é mais complexo do que se vê, mas sem dúvida, atualmente o maior responsável por tudo que vem ocorrendo com a coleta deficitária é da gestão pública municipal.

Além do lixo das residências e do comércio que tomam as ruas da cidade, o sistema de varrição se mostra incapaz de atender uma demanda maior do que pode absolver. A prefeitura, improvisadamente, providenciou umas caçambas e alguns homens para retirarem resíduos de alguns pontos da cidade, principalmente os mais centrais. Sem esse serviço regular, os sacos de lixos rasgados, por vários motivos, deixam escorrer o chorume nas calçadas.

O lamentável resultado disso, além do lixão a céu aberto, as vias públicas ficam impregnadas com terrível odor de coisa podre, no sol o vento carrega o mau cheiro por todos os lados, na chuva o chorume se mistura com a água formando poças com bastante sujeira misturada. Temos que observar também que, anteriormente a situação atual não temos uma política pública para descartes de resíduos, basta andar quilômetros e provavelmente não irá achar um cesto público de lixo sequer.

Outra questão que se faz necessária é a conscientização dos indivíduos como parte responsável pela limpeza da cidade, observe que constantemente são jogados no meio da rua: papéis, garrafas e tantas outras embalagens e objetos, inclusive o entulho de construção. Quando acontece a descontinuidade de um serviço essencial que é coleta o problema escancara aos olhos.

Bem da verdade é que parece não existir um interesse público para melhoria do serviço, como por exemplo uma articulação com as cooperativas existentes para coleta seletiva. O recolhimento de resíduos em Ilhéus acontece, aparentemente, por simples obrigação, sem o devido zelo.

O consumo e o descarte não param, o excesso de lixo em pontos espalhados pela cidade deprime a vida dos ilheenses, que não aguentam mais a situação caótica instalada pelo impacto ambiental urbano. Mau cheiro, ratos passeando em meio ao lixo, moscas adentrando as casas, o lixo e o chorume do dia a dia tornaram nossa querida Ilhéus em um local agonizante e insalubre.

Blog do Chicó,

Ilhéus, 28/09/2021.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox