
Na manhã desta quinta-feira (14), o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) visitou a Biofábrica da Bahia, entidade vinculada à Secretaria Desenvolvimento Rural (SDR), localizada no distrito de Banco do Pedro, zona rural norte de Ilhéus.
Cláudio Magalhães foi recebido pela Responsável Técnica da Biofábrica, Dra. Kaleandra Sena, que na oportunidade repassou orientações para melhorar a produção de manivas no plantio da mandioca. “Com menos tempo para produção e de alta produtividade adaptada para o nosso solo”, informou o vereador.
Durante o encontro, também houve o diálogo sobre o reflorestamento das nascentes dos rios, com a possibilidade de aquisição de mudas de plantas da Mata Atlântica. “Nossa visita aconteceu nesse conceito de difusão tecnológica e assistência técnica promovida pela Biofábrica. Estamos conversando com diversas instituições em busca do melhor fomento da Agricultura Familiar em Ilhéus, que envolve também a Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá”, explicou Cláudio Magalhães.
Chegada de trator ajuda a fortalecer agricultura do povo Tupinambá
O vereador lembrou da visita que realizou ontem (13) à Associação dos Índios Tupinambá do Acuípe de Cima, quando esteve reunido com Adinoelson Amaral e ressaltou a importância da parceria do Projeto Bahia Produtiva, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Cláudio Magalhães também se manifestou sobre a contribuição de deputados do seu partido para ajudar o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Acuípe de Cima. “Isso tudo está sendo possível pelo melhor aproveitamento do trator recebido pela associação através de emendas parlamentares da deputada federal Alice Portugal e do deputado Fabrício Falcão, meus camaradas do PCdoB. Esse equipamento está fortalecendo a agricultura do povo Tupinambá”, concluiu Cláudio Magalhães.
Outras visitas
O vereador esteve com Bernardino Rocha Coordenador Regional da BahiaTer e Lucelmo Araújo Sub Coordenador da Setaf, juntamente com a participação dos diretores da Ação Tupinambá e da AITAC.
Durante o encontro conversaram sobre estabelecer parcerias para implementação de apoios a Agricultura Familiar indígena, como montar maniveiros, cadastro para recebimento de mudas da Biofabrica e infraestrutura para a Casa de Farinha, que será inaugurada no mês de junho.