super blogs


Nota – PCdoB de Ilhéus defende diálogo para unir a base do governo e o campo democrático nas eleições de 2024

0
533

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Ilhéus, se reuniu no último sábado (18), para fazer uma análise sobre questões da conjuntura política nacional, estadual e municipal. Na ocasião, foram abordadas diversas questões políticas e suas movimentações.

Inicialmente, o diálogo avaliou o cenário nacional, do governo Lula, que sofreu uma tentativa de golpe por parte da extrema direita, investida prontamente debelada, resultando em um processo de fortalecimento das instituições democráticas. No entanto, é necessário observar que o extremismo desse setor político permanece uma ameaça para a democracia brasileira e precisa ser combatido constantemente.

O Governo do presidente Lula busca enfrentar as dificuldades que o povo brasileiro tem e manter seus compromissos assumidos durante o período eleitoral. Nesses primeiros meses, algumas medidas importantes já foram adotadas como o reforço do Bolsa Família, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, o aumento real do salário mínimo, o retorno das políticas de proteção ao Meio Ambiente e aos Povos Indígenas, do combate ao trabalho escravo, além do lançamento de programas de públicas políticas públicas para as mulheres, como a própria legislação que garante salários iguais para mesmas funções exercidas.

Por outro lado, existem muitas dificuldades econômicas herdadas, como a política do Banco Central, com um presidente deixado pelo governo anterior, aplicando uma taxa de juros altíssima, que dificulta a retomada do crescimento econômico. Também a Petrobras com a política de preços do antigo governo que só será modificada quando houver a indicação de novos conselheiros de administração da empresa pelo presidente Lula.

Além disso, existe a necessidade de uma reforma tributária, em discussão no Congresso, e o novo arcabouço fiscal, que o ministro Fernando Haddad provavelmente apresentará ainda essa semana. Superar esses entraves será fundamental para a diminuição do desemprego e da carestia.

Conjuntura Estadual

O governo Jerônimo na Bahia dá continuidade às inúmeras ações do governo Rui Costa e inicia com a força necessária, com destaque para a inauguração de escolas, uma delas recentemente aqui na região. Ilhéus ainda recebeu uma fábrica de chocolates de fomento à economia solidária, a ChocoSol, instalada no campus da UESC.

Também são ofertados centenas de cursos de qualificação profissional para o município e região, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-Ba), liderada pelo camarada Davidson Magalhães, presidente estadual do PCdoB.
Pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), entidade vinculada à Setre, será entregue em breve uma Areninha Society, ao lado da Central de Abastecimento do Hernani Sá, em parceria com o governo municipal. Essas e diversas outras ações indicam perspectivas positivas diante deste cenário.

Conjuntura Municipal

Dificuldades históricas que o município enfrenta, permanecem. Ultimamente, tem chamado muito a atenção o problema do transporte coletivo, em especial para o interior e a própria infraestrutura de acessos aos povoados e distritos da zona rural.
A situação da atenção básica na saúde precisa de melhorias, principalmente para maior agilidade para marcação de exames, consultas e de cirurgias eletivas de baixa complexidade. Além disso, os equipamentos de saúde precisam de profissionais para atendimentos, de rotina e de emergência, e a oferta de outros serviços que a população precisa.

Há uma pressão para a realização de concurso público no município, tendo em vista o grande número de trabalhadores contratados temporariamente, em especial na área da educação, o que acaba refletindo em seus direitos que ficam precarizados. É necessário buscar uma saída consistente para essas e outras questões.

Discussões sobre as eleições municipais 2024

As discussões já foram iniciadas em relação a sucessão municipal. O campo da oposição tem feito movimentos tentando se unificar. Já na base do governo do estado, a Federação Brasil da Esperança – FE-Brasil (PT, PCdoB e PV) se reuniu recentemente, declarando seu empenho em formular a tática para as eleições proporcionais e sinalizando condições para contribuir com o debate político na cidade, no sentido de atuar pela construção da unidade da base, dando um tom mais progressista para enfrentar os reais problemas que o povo sofre, em especial os mais pobres.

A FE-Brasil se coloca para o diálogo com outras lideranças do campo político da base do governo que tem se movimentado para o processo sucessório, notadamente o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), que se lançou como pré-candidato, também o vice-prefeito Bebeto (PSB), além de ter no radar outras possibilidades que possam ser construídas, como por exemplo, o convite que o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do governador Jerônimo e do presidente Lula, faz publicamente à secretaria estadual de educação, Adélia Pinheiro, ex-Reitora da UESC para uma candidatura à prefeita.

Nós, do PCdoB, consideramos que é fundamental abrir diálogo com todas as forças, lideranças e personalidades que fazem parte da base política do governo estadual e do campo democrático e debater os problemas da cidade. A FE-Brasil pretende, em fins do mês de abril, iniciar debates para formular essa visão progressista sobre a necessidade da administração municipal atuar fortemente para um novo ciclo de desenvolvimento e de combate às desigualdades que o Brasil pretende seguir com o novo governo de Lula.

O PCdoB reforçará sua participação nos movimentos sociais, nos conselhos da sociedade civil, nos sindicatos, movimentos de combate ao racismo, movimento de mulheres, no movimento indígena, comunitário, de juventude, onde sempre atuou de forma destacada em nossa cidade, para ser um ator ativo nesse processo de construção da unidade progressista, garantindo a nossa representação política na câmara de vereadores, hoje muito bem exercida pelo camarada Cláudio Magalhães, primeiro vereador indígena da história de Ilhéus, além de fortalecer as demais candidaturas do Partido buscando aumentar a representação popular na Câmara de Vereadores.

Ilhéus, 20 de março de 2023

Publique seu comentário

WordPress Lightbox