
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, e o vice-reitor, Mauricio Santana Moreau, lamentam, com profundo pesar, o falecimento de José Virgílio dos Santos (Mestre Virgílio).
O Mestre Virgílio é um dos mais importantes divulgadores do conhecimento e da prática da Capoeira Angola na Bahia e no Brasil, cuja trajetória o qualificou a receber o título Doutor Honoris Causa, concedido através da Resolução do Conselho Universitário (Consu) 11/2011, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A Uesc destaca José Virgílio dos Santos como uma pessoa que passou a sua vida lutando pelo melhor entendimento entre os povos. Quando a Instituição o reconheceu Doutor Honoris Causa, na realidade, outorgou o título à capoeira baiana, à capoeira brasileira e à Capoeira Angola”.
“A comunidade acadêmica da Uesc sente profundamente o falecimento do Mestre Virgílio, símbolo de paz e unidade, tanto para arte da Capoeira como para cultura da região Sul da Bahia, quiçá da Bahia e do Brasil”, ressalta o reitor.
Neste momento, a Universidade Estadual de Santa Cruz solidariza-se com os familiares, aprendizes e amigos que sofrem a saudade da sua partida.
Ilhéus, Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, 18 de março de 2024.