super blogs


Live: Professor da UESC participa de debate, com outros especialistas, sobre Mário Quintana

0
544

Do Correio Brasiliense

Discussão entre três estudiosos de diferentes estados será transmitida por um projeto cultural do Metrô de Porto Alegre

Na sexta-feira (26/6), a partir das 16h30, os pesquisadores de literatura André Mitidieri, Sérgio de Castro Pinto e Sérgius Gonzaga, estudiosos da obra de Mario Quintana, discutirão o legado do poeta em um debate transmitido ao vivo pela página do projeto Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos no Facebook.

O bate-papo virtual será o segundo de uma sequência de eventos que marcam a retomada virtual das atividades do projeto Estação Cultural, realizado pelo Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos, da empresa Transurb, que opera no Metrô de Porto Alegre. As lives visam oferecer ao público uma continuação das atividades culturais oferecidas nas estações do metrô.

Os convidados

André Mitidieri é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA), no curso de letras e no Programa de pós-graduação em letras – linguagens e representações. Lidera o Grupo de Pesquisa “O Espaço Biográfico no Horizonte da Literatura”. É consultor ad-hoc da CAPES, membro do GT Homocultura e Linguagens ANPOLL. Também dirigiu o Programa de Extensão Revisões do Cânone (PECANO), de 2012 a 2020. Possui pós-doutorado em estudos literários pela UFRGS; mestrado e doutorado em letras pela PUCRS, área de concentração em teoria da literatura; graduação em letras pela URCAMP e em história pela URI, Campus Frederico Westphalen.
Sérgio de Castro Pinto é poeta, jornalista e professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu teses de dissertação de mestrado e doutoramento sobre Manuel Bandeira e Mario Quintana. Publicou diversos livros de poesia e de ensaios e venceu o prêmio Guilherme de Almeida, da União Brasileira de Escritores, pelo livro Zoo Imaginário. Conquistou a primeira colocação no Festival de Poesia Falada, de Campos dos Goytacazes (RJ), com o poema Camões/Lampião.
Sérgius Gonzaga é professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 2005 a 2012, foi secretário de Cultura de Porto Alegre e, atualmente, é coordenador de literatura e humanidades. Entre os diversos livros lançados, está o Curso de Literatura Brasileira (7ª edição). Neste ano, deve lançar o próximo livro: O Esplendor da Ficção, sobre o “boom” latino-americano.

Publique seu comentário

WordPress Lightbox