
Do G1
Um motorista foi flagrado enquanto fazia transporte irregular, em Ilhéus, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (1º), e passageiros, que estavam em um ponto de ônibus próximo ao local, protestaram para evitar que o motorista do transporte irregular fosse levado à delegacia e que o veículo fosse removido.
Na ocasião, os passageiros também reivindicaram melhorias e a ampliação das linhas do transporte público.
Segundo informações apuradas pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, houve um acordo entre a prefeitura da cidade e as empresas que prestam serviço do transporte público e, em uma das cláusulas, foi solicitado pelas empresas a extinção do transporte irregular no município, que popularmente é conhecido como “lotação”.
De acordo com o diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), Valci Serpa, a abordagem aconteceu durante uma força-tarefa em conjunto com as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e o órgão municipal de trânsito.
“A lei diz que o transporte irregular é motivo de remoção do veículo e sete pontos na carteira. Por isso existe essa força-tarefa. Quando se faz transporte alternativo temos linhas a seguir, documentação para apresentar, vistoria para fazer. Não é só sair e fazer a linha””, explicou.
Ainda de acordo com o diretor, o motorista do transporte irregular foi conduzido à delegacia para assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado em seguida.
“Ele é liberado de imediato, o veículo é removido para um pátio credenciado na cidade de Itabuna, que é menos de 100 quilômetros. Após o cidadão ser liberado ele vai se dirigir ao Ministério Público e lá vai fazer a transação penal e assim, querendo não ser processado, pagará uma multa e receberá seu veículo de volta com o compromisso de não fazer o transporte irregular na cidade”, concluiu.
A TV Santa Cruz apurou que foi criada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Vereadores para investigar o sistema de transporte público do município e as relações com o governo municipal. A primeira reunião da CEI estava prevista para esta segunda-feira, para falar sobre os transportes irregulares, mas foi adiada para a próxima quarta-feira (3).
(73) 99982-9064







